Notícias Viva Mais
Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 01/03/2016Consumo de álcool na gravidez coloca futuras gerações em risco
Apenas quatro copos pode afetar descendentes
Pesquisadores da Universidade de Binghamton e Connecticut do Sul, em Nova York, investigaram os efeitos do consumo de álcool durante a gestação. O estudo, publicado na Alcoholism: Clinical and Experimental Research, afirma que mesmo uma pequena dose de álcool durante a gravidez pode aumentar o risco de alcoolismo nas próximas três gerações. A exposição ao álcool no útero ou durante o início da vida coloca os seres humanos em maior risco de abuso de álcool na adolescência e idade adulta.
Os cientistas descobriram uma taxa significativamente maior de transtorno de uso de álcool entre os adolescentes nascidos de mães que consumiram três ou mais bebidas durante a gravidez, em comparação com aqueles cujas mães não beberam.
Apenas quatro copos pode afetar descendentes
Para examinar o efeito, eles deram a ratas grávidas o equivalente a um copo de vinho por dia durante 4 dias consecutivos. Em seguida, testaram jovens descendentes de ambos os sexos para a água ou o consumo de álcool ao longo de duas gerações seguintes, para descobrir se os ratos cujas mães ou avós tinham consumido álcool durante a gravidez estavam mais propensos.
Os resultados mostraram que os ratos cujas mães ou avós consumiram o equivalente a um copo de vinho quatro vezes durante a gravidez, eram mais propensos a ter uma preferência por álcool, e sua sensibilidade ao álcool foi alterada em comparação com aqueles que não tinham sido expostos. Isto implica que, se uma mãe bebe mesmo uma pequena quantidade durante a gravidez, há uma maior chance de que seus filhos e netos se tornarem alcoólatras.
Nicole Cameron, professora assistente de psicologia na Universidade de Binghamton disse:
“O álcool é uma droga que pode afetar vários sistemas. Nós selecionamos este período de exposição, porque, em ratos, muitos desenvolvimentos importantes ocorrem na época, incluindo os axônios dopaminérgicos do mesencéfalo atingindo a placa cortical e o desenvolvimento de neurônios GABAérgicos na cortical camada IV. uma vez que o córtex desempenham um papel principal na mediação de efeitos induzidas por etanol, os dois eventos são particularmente importantes no estudo da sensibilidade e abuso de álcool.”