Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 13/10/2015

Confira ‘falsas promessas’ de alimentos que circulam na internet

Muitas dessas teorias não foram comprovadas por nenhuma pesquisa da medicina

 

Confira ‘falsas promessas’ de alimentos que circulam na internet

Nada passa em branco nas redes sociais e, por conta disso, muito se desconfia das informações divulgadas no ambiente virtual. Com relação à alimentação saudável, também é possível encontrar diversas possibilidades sendo propagadas na grande rede mundial.

No facebook ou no twitter, por exemplo, podemos encontrar dicas incríveis que atribuem benefícios à saúde, como “Use caldo de osso para a ansiedade” ou “ervilhas verdes são anti-envelhecimento”. Parece ótimo, não é? Mas, aí é que está o problema: muitas destas teorias não são comprovadas por nenhuma evidência científica (incluindo as duas listadas acima).

De acordo com o nutricionista sênior do Centro para Ciência no Interesse Público, David Scahrdt, “a rede social é uma coisa fantástica. As pessoas podem expressar livremente suas opiniões, mas, quando se trata de saúde e nutrição, estão divulgando algumas informações que não estão bem explicadas”.

Com a facilidade de se encontrar informações na internet, muitas pessoas buscam por soluções ‘fáceis’, porém assustadoras, que podem ser muito prejudiciais à saúde. “Alguns pacientes desconfiam dos cuidados da saúde e costumam deixar os médicos frustrados”, explicou Schardt. “Então, eles buscam outras terapias naturais, que seus amigos ou algum guru de saúde lhes indicaram através da internet… se há uma comida que vai fazer bem, quem não gostaria de tentar?”

A seguir, confira algumas das ‘falsas promessas’ encontradas nas redes sociais:

Cranberry combate infecções urinárias
Embora seja verdade que a fruta contêm um composto que impede a aderência de bactérias nas paredes da bexiga, ainda não há evidências que reduzam a duração das infecções urinárias. Não basta tomar o suco de cranberry e esperar que a queima vai simplesmente desaparecer: infecções urinárias não tratadas podem levar a uma infecção renal mais grave e outras complicações. Além disso, o suco de cranberry é cheio de açúcar!

Água com limão estimula o sistema imunológico
A água com limão, na verdade, não ajuda a perder peso em si. “Não há nenhuma evidência confiável, particularmente em pessoas nos Estados Unidos, que geralmente tem uma dieta rica em gordura, que beber á água com limão vai ter um efeito significativo sobre o seu sistema imunitário”, revela David Scahrdt.

Este suco desjejum irá impedir acne e câncer e fortalecer seu fígado e rins
Este suco serve para um monte de coisas, mas “saudável” provavelmente não é uma delas. A maioria dos efeitos fisiológicos são desagradáveis e há pouca pesquisa para apoiar as reivindicações positivas. Qualquer coisa além de baixa de açúcar no sangue, níveis mais baixos de insulina e reduzir a pressão sanguínea ainda não foi comprovada.

Goji Berries impulsiona a função sexual, melhora a visão, e promove a longevidade
Goji berries são ricas em vitaminas A e C e podem fazer parte de uma dieta saudável como qualquer outra fruta, mas elas não curam tudo isso. Uma avaliação no Jornal de Suplementos Dietéticos em 2014 concluiu que os estudos com humanos foram mal concebidos, com poucos participantes e resultados mistos.

Mel e canela curam o câncer, artrite, indigestão, fadiga, infecção da bexiga, mau hálito, perda auditiva…
Apenas uma pergunta: se para curar o câncer bastasse um pouco de mel e canela, por que 589.430 pessoas morreram de câncer nos EUA este ano? 

Maçãs, beterraba, melancia, couve-flor, e pepinos (entre outros) não possuem calorias
A ideia de que alguns alimentos de baixo valor calórico são tão baixos em calorias que é capaz de se queimar mais calorias digerindo eles do que eles realmente tem está sendo dita há anos. Segundo  Scahrdt, “eles podem não ter calorias negativas, mas eles ainda são bons para você”.

Sal do Himalaia cria uma libido saudável e reduz os sinais do envelhecimento
Ainda não foram encontrados estudos referentes a estas declarações. A única coisa que se pode confirmar? Sal ainda é delicioso!

Maneira rápida de perder peso: 1 xícara de água morna, 1 colher de chá de canela, e 2 colheres de chá de mel!
Talvez você até perca peso se substituir uma lata diária de 150 calorias de refrigerante com essa mistura de 48 calorias. Mas beber qualquer tipo de água adoçada (sem alterar qualquer outra parte do seu estilo de vida), obviamente, não é uma boa estratégia para perder peso. Além disso, uma nova pesquisa mostra que o mel é tão ruim para você, como açúcar de mesa.

Limão e bicarbonato de sódio para o câncer: combinação poderosa para a cura
Bom demais para ser verdade, não é?

 

Compartilhe essa notícia: