Notícias Viva Mais

Neurologia PUBLICADO EM 29/02/2016

Chocolate pode aumentar a função cognitiva

Investigadores analisaram os dados de 968 pessoas com idades entre 23-98 anos

Chocolate pode aumentar a função cognitiva

Se você está procurando uma desculpa para comer uma barra de chocolate, não precisa mais procurar; estudo sugere que comer chocolate, pelo menos uma vez por semana, pode aumentar a função cognitiva. As descobertas foram publicadas na revista Appetite.

Mas como é que a ingestão de chocolate afeta a função cognitiva? Dr. Georgie Crichton, do Centro de Investigação Nutricional Fisiologia na Universidade do Sul da Austrália, diz que “pouco se sabe sobre a relação entre chocolate e funcionamento cognitivo ou a saúde do cérebro. A maioria dos estudos até à data têm-se centrado sobre os efeitos agudos de chocolate ou consumo do cacau – ou seja, consumir uma barra de chocolate / rica em cacau e avaliar o desempenho imediato – Queríamos examinar o consumo habitual ou normal com o desempenho cognitivo”.

Os investigadores analisaram os dados de 968 pessoas com idades entre 23-98 anos que estavam livres de demência. Eles responderam um questionário de frequência alimentar, que abordava assuntos como  ‘quantas vezes eles comeram o chocolate’ (Nunca, raramente, uma vez por semana, duas a quatro vezes por semana, cinco a seis vezes por semana ou uma vez ou mais por dia).

Foi descoberto que os indivíduos que consumiram o chocolate, pelo menos uma vez por semana, tiveram um desempenho significativamente melhor em todas as tarefas cognitivas em comparação com aqueles que nunca ou raramente comiam chocolate. Após a contabilização de outros possíveis fatores de confusão – incluindo a idade dos sujeitos, sexo, educação, pressão arterial , colesterol níveis, níveis de glicose no sangue, ingestão de álcool e ingestão total de calorias – os resultados permaneceram, com exceção de memória de trabalho.

Dr. Crichton disse que eles não foram surpreendidos pelos resultados, explicando que o cacau contém flavonóides que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro, e chocolate também contém pequenas quantidades de cafeína, o que pode aumentar o estado de alerta.

Enquanto a maioria dos estudos anteriores que avaliam os benefícios de saúde do chocolate concentraram-se em chocolate amargo, devido ao seu conteúdo rico em flavanol, os pesquisadores observam que o estudo incluiu participantes que consumiram amargo, ao leite e chocolate branco. “Nossas descobertas indicam que os benefícios não podem ser restringidos aos chocolates amargas”, disse Crichton.

* É importante notar, no entanto, que o chocolate tem um alto teor de açúcar e gordura, que pode levar ao ganho de peso quando consumido em quantidades excessivas, aumentando o risco de doença cardíaca, diabetes e outras condições.

Compartilhe essa notícia: