Notícias Viva Mais

Cirurgia Oncológica PUBLICADO EM 25/07/2018

Câncer: Conheça um dos tumores mais perigosos e previna-se

Por ter um comportamento bastante agressivo, o diagnóstico precoce é fundamental

Participação do Dr. Thiago Franscischetto, médico especialista em cirurgia oncológica

Câncer: Conheça um dos tumores mais perigosos e previna-se

O melanoma é um dos tumores mais perigosos, que tem a capacidade de invadir qualquer órgão criando metástases, inclusive no cérebro e no coração. Por ter o  comportamento bastante agressivo, o diagnóstico precoce é fundamental. Apesar de incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, está aumentando a cada dia.

A principal característica de um melanoma é uma lesão pigmentada na pele, ou seja, uma lesão de aparecimento recente, com uma coloração enegrecida, que não tinha antes, ou uma lesão que já se existia e que apresentou mudanças nas suas características. “Qualquer mancha, qualquer lesão pigmentada, de qualquer cor diferente, deve ser avaliada, a fim de descartar a possibilidade de ser uma lesão de pele com comportamento mais agressivo”, explica o Dr. Thiago Franscischetto, médico especialista em cirurgia oncológica.

O melanoma pode acometer todas as faixas etárias, inclusive é uns dos tumores que vem apresentando crescimento, principalmente, em jovens. As pessoas mais vulneráveis a desenvolver este tipo de tumor  são aquelas classificadas com a pele bem clara, uma pele que tem mais facilidade a queimaduras solar, aqueles pacientes que quando vão para o sol ficam com a pele vermelha, que tem uma sensibilidade bem grande a exposição solar. Outro fator importante é a presença das manchinhas de pele que se tem desde criança ou que aparecem ao longo do tempo, os chamados nevos, que podem apresentar mudanças das características e desenvolverem um melanoma. Portanto, o paciente com pele muito clara, que apresenta várias lesões pigmentadas na pele, estes, sim, tem que ter uma atenção redobrada.

“Em lugares em que o sol é muito forte, é preciso ter os cuidados com o excesso de exposição solar. Além de causar o envelhecimento precoce da pele, o excesso de sol pode provocar o aparecimento dos não melanomas basocelular, carcinoma e escamocelular, e o melanoma. Portanto, é preciso tentar dosar quando for ao sol, procurar ir naquele horário mais adequado e usar protetor nos outros horários em que o sol realmente está mais complicado”. (Dr. Thiago Francischetto

Vale ressaltar, que os tumores de pele mais comuns, os cânceres de pele mais comum, não são os melanomas, são os tumores chamados carcinomas basocelulares e os carcinomas epidermoides. Eles são muito mais comum do que o melanoma, acontecem geralmente em áreas que foram mais expostas ao sol e tem um comportamento e um tratamento muito mais simples do que o melanoma. Ou seja, “a maioria das lesões de pele não se tratam de melanomas, são os chamados de não melanomas, tumores com comportamentos muito mais tranquilos, em que uma simples cirurgia resolve. Na grande maioria dos casos, é um tratamento bem mais tranquilo  e um tumor com comportamento bem diferente do melanoma”, finaliza Dr. Thiago Francischetto.

Compartilhe essa notícia: