Notícias Viva Mais

Mastologia PUBLICADO EM 04/07/2020

Autoexame não substitui ida ao mastologista

Com participação da mastologista do Núcleo da Mama

Autoexame não substitui ida ao mastologista

O autoexame é um tipo de exame com o intuito de prevenir o câncer de mama, mas não substitui o exame clínico com um especialista. O exame é feito através do toque na mama, que permite a identificação de alguma alteração na mama, é recomendado que seja feito por todos as mulheres uma vez por mês.

De acordo com a especialista, a principal função do autoexame mensal das mamas é o maior conhecimento corporal, além de permitir o retorno mais precoce ao mastologista em casos de dúvida. Ele não substitui a ida ao mastologista e nem tampouco o exame de imagem para o rastreamento. Com a mamografia, procuram-se lesões não palpáveis e, portanto, não identificadas necessariamente no exame físico. Já a consulta com o mastologista é essencial para identificação de fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos da doença.

“Através da mamografia, procura-se lesões não-palpáveis e, portanto, que não são identificadas necessariamente no exame físico (autoexame). A principal função do autoexame mensal das mamas é o maior conhecimento corporal, além de permitir um retorno precoce ao mastologista em caso de dúvidas. Por isso, o autoexame não substitui a ida ao mastologista, nem tampouco um exame de imagem para o rastreamento. A consulta com o mastologista é essencial para a identificação dos fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos da doença”, acrescenta a Dra. Gabriela Arruda.

Compartilhe essa notícia: