Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 09/12/2020

Atividade física em excesso pode causar lesão no joelho

Com participação do ortopedista Dr. Gustavo Azi, especialista em Cirurgia do Joelho

Atividade física em excesso pode causar lesão no joelho

A condromalácia patelar ocorre com o degaste da cartilagem do osso chamado de patela, geralmente ocorre quando o joelho é utilizado em excesso. O sintoma mais comum é um incomodo no joelho, sensação de pressão dentro do joelho. Qualquer pessoa está sujeita ao desequilíbrio muscular, podendo ocorrer por uma atividade física malfeita, atividade física em excesso ou até mesmo a falta de atividade.

De acordo com o especialista, os primeiros cuidados já devem ser tomados no momento em que o paciente decide fazer algum tipo de atividade física. Ele tem que procurar atividade física bem orientada, utilizando calçados adequados e fazendo atividade sob orientação de um profissional de educação física que é fundamental nesta prevenção. Nos casos em que a condromalácia já está instalada, tem que procurar o médico para que se faça o tratamento de uma forma precoce e evite as consequências danosas da doença.

O diagnóstico é feito através do exame físico, olhando-se a história do paciente de uma maneira bem detalhada, examinando-se o joelho desse paciente. Além da ressonância nuclear magnética, que é o exame final que fecha o diagnóstico. O tratamento da condromalácia pode ser feito através de viscossuplementação são condroprotetores injetados dentro da articulação. Estudos mostram que a viscossuplementação permite uma melhora significativa do quadro clínico e, com isso, durante 4 meses, o paciente vai ter o espaço suficiente, voltar ao tratamento principal de orientação de atividade física para que ele reequilibre a sua musculatura sem dor e trate a condromalácia de maneira definitiva, finaliza o Dr. Gustavo Azi.

Compartilhe essa notícia: