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Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 27/08/2019Airbags de joelho não são eficazes e podem até provocar lesões, diz estudo
Dispositivos não exercem efeito em batidas de frente entre dois veículos
Participação do especialista em ortopedia e traumatologia, Dr. Pedro Bastos
Os airbags são atualmente dispositivos essenciais para a indústria automotiva, já que desaceleram o corpo de maneira eficaz e evitam o agravamento de lesões ou fraturas em acidentes automobilísticos. Entretanto, um estudo do Instituto de Seguros para Segurança nas Estradas nos EUA (IIHS) sugere que airbags de joelho não ajudem na prevenção de lesões. Pelo contrário. Os airbags, segundo os pesquisadores, podem até aumentar o risco de contusão em alguns casos. Estes dispositivos nos joelhos têm como intenção prevenir contusões nas partes inferiores do corpo, mas também auxiliar abdômen e peito nas colisões.
De acordo com o Dr. Pedro Bastos, especialista em ortopedia e traumatologia, “o joelho é a maior e a principal articulação do corpo humano. Em termos biomecânicos, possui uma importância muito significativa nos movimentos corporais, sendo composto pelos ossos do fêmur, da tíbia e da patela, conectados principalmente por quatro ligamentos que são estabilizadores estáticos, diferente dos músculos, que são estabilizadores dinâmicos”, explicou.
Depois de analisar 400 acidentes de colisão frontal, o IIHS concluiu que o airbag pode contribuir para lesões em alguns casos. Em um teste de impacto frontal do lado esquerdo (no motorista), os airbags foram associados a um aumento no risco de lesões na perna e no fêmur direito. Airbags de joelho não exerceram efeito em batidas de frente entre dois veículos. Levando em conta dados de 14 estados norte-americanos, o instituto concluiu que os airbags de joelho reduziram o risco geral de lesões de 7,9% para 7,4% – algo que estatisticamente não é significativo segundo o IIHS.
Sobre os motivos pelos quais os airbags de joelho são vendidos, o instituto aponta que eles podem ser benéficos para ocupantes sem cinto de segurança no carro. Além disso, os dispositivos ajudam os carros a tirarem notas melhores em testes. Há muitas estratégias de projeto diferentes para proteger contra os tipos de lesões nas pernas e nos pés que os airbags de joelho devem enfrentar. Outras opções podem ser tão ou mais eficazes.
De acordo com o Dr. Pedro Bastos, “o joelho é muito vulnerável aos traumas diretos e principalmente aos indiretos, sendo uma das áreas que mais sofrem lesões no corpo humano. No dia-a-dia, diferentes ocasiões podem favorecer o aparecimento de patologias na articulação, como acidentes ou posturas incorretas. As principais são lesões do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento cruzado posterior, luxação patelar, condromalácia patelar, artrose de joelho, síndrome do corredor, lesões no menisco, cisto de Baker e uma série de outras”, concluiu.