Notícias Viva Mais

Curiosidades PUBLICADO EM 14/12/2015

Adesivo oferece drogas sem riscos apresentados por via oral

Novo medicamento de ibuprofeno promete não haver efeitos colaterais

 

Adesivo oferece drogas sem riscos apresentados por via oral

O ibuprofeno é usado por muitas pessoas para aliviar a dor, diminuir o inchaço e reduzir a febre. Embora existam muitos efeitos colaterais preocupantes ligados ao uso excessivo do medicamento, um novo adesivo ibuprofeno tem sido criado sem os efeitos colaterais associados com a forma oral. O adesivo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Novos rótulos alertam que essas drogas aumentam o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, e esses eventos acontecem sem aviso, potencialmente causando a morte. Além disso, esses riscos são maiores para as pessoas que tomam anti-inflamatórios não esteroides como o ibuprofeno, por um longo período de tempo. O ibuprofeno também pode causar úlceras ou sangramento no estômago e intestino.

Por isso, os pesquisadores, liderados pelo químico Prof. David Haddleton, desenvolveram o primeiro adesivo que libera ibuprofeno através da pele. Eles foram capazes de colocar uma quantidade significativa da droga numa matriz de polímero que adere à pele do paciente, permitindo que o fármaco seja liberado a uma taxa constante ao longo de um período de 12 horas.

A equipa observa que a carga de droga possível graças a sua nova tecnologia é 5-10 vezes maior do que adesivos médicos atuais e géis. Além disso, o adesivo tem boa aderência à pele, que permanece estável, mesmo quando a carga de fármaco atinge níveis tão elevados como 30% do peso ou volume do penso.

Os pesquisadores dizem que o adesivo abre o caminho para outros produtos inovadores de longa ação de alívio da dor que podem ser usados ​​para tratar doenças comuns – como dores nas costas, neuralgia e artrite – sem tomar doses orais potencialmente prejudiciais da droga.

“Há apenas um número limitado de polímeros existentes que têm as características certas para ser usado para este tipo de sistemas transdérmicos – que vai ficar com a pele e não deixa resíduos quando são facilmente removidos,” diz o prof Haddleton, que acrescenta: “Nosso sucesso em desenvolver este projeto não se limita ao ibuprofeno; também tivemos grandes resultados testando o adesivo com salicilato de metila (usado em unguentos, géis e alguns importantes correções comerciais). Acreditamos que muitos outros medicamentos sem prescrição e medicamentos prescritos podem explorar a nossa tecnologia, e estamos buscando oportunidades para testar uma gama muito maior de medicamentos e tratamentos dentro do adesivo”.

Compartilhe essa notícia: