Nossas Entrevistas

Radiologia

Tema: Ressonância Multiparamétrica da Próstata

Por Dr. Bruno Dantas Santana

(071) 37... Ver mais >

Olga Goulart: O diagnostico precoce do câncer de próstata é muito importante para aumentar as chances de cura da doença. Ele é feito pelo urologista através da avaliação clinica do toque retal e da analise laboratorial do PSA, que uma vez alterados podem indicar uma suspeita de neoplasia, pra confirmar ou descartar muitos médicos costumam lançar mão de uma biopsia programada pela ressonância multiparamétrica da próstata. Este exame contribui consideravelmente na avaliação prostática ao elevar as taxas de detecções das lesões, principalmente dos tumores mais agressivos. E para falar um pouco mais sobre a ressonância multiparamétrica da próstata hoje conversamos com o Dr. Bruno Dantas especialista em radiologia e diagnóstico por imagem.

Viva Mais Viva Melhor: Doutor, primeiramente explica para nossos ouvintes qual que é a importância desse exame para o diagnostico do câncer?

Dr. Bruno Dantas: A ressonância multiparamétrica da próstata exerce um papel muito importante no diagnostico do câncer de próstata uma doença tão comum entre os homens. É um exame que nos fornece uma grande riqueza de detalhes como o nome multiparamétrica já diz, ela nos informa sobre a anatomia da próstata sobre o padrão de celular idade de prováveis lesões prostáticas e também sobre o padrão de vascularização e angeolinese dessas prováveis lesões. Portanto, é um exame completo onde nós conseguimos para o urologista e para o médico que ira realizar o procedimento de biopsia informações muito detalhadas.

Viva Mais Viva Melhor: Além de ampliar a efetividade dos resultados da biopsia doutor, facilitando o diagnostico preciso à ressonância multiparamétrica da próstata também é capaz de determinar, por exemplo, a extensão da doença? Ela mostra se a lesão já se espalhou por outras partes do corpo do homem ou se ficou restrita a próstata?

Dr. Bruno Dantas: Sim, conforme falei anteriormente a quantidade de detalhes que o exame multiparamétrica nos proporciona permite-nos concluir se a lesão é restrita a próstata, se há invasão dessa lesão alem da capsula prostática se há invasão da gordura periprostática, também se a invasão ou não das vesículas seminais e consegue também nos auxiliar no diagnostico de lesões a distancia como linfonodos pélvicos envolvidos pela doença e também acometimento de estruturas ósseas da pelve.

Viva Mais Viva Melhor: Como que é feita a preparação para a ressonância paramétrica da próstata?

Dr. Bruno Dantas: O preparo para esse exame é simples a gente costuma solicitar uma abstinência sexual de cerca de três dias para o paciente, no dia anterior do exame é iniciado um procedimento de limpeza do intestino pra gente reduzir a quantidade de conteúdos fecais e para o dia do exame exigimos um jejum de cerca de seis horas. Este é o preparo.

Viva Mais Viva Melhor: Como é que a ressonância paramétrica da próstata é realizada? E em quanto tempo mais ou menos dura o exame em média? O homem pode sentir dor ou algum tipo de incomodo durante o procedimento?

Dr. Bruno Dantas: O exame é realizado num aparelho de ressonância magnética, dura em media cerca de cinco a trinta minutos. Com as tecnologias atuais que temos é um exame indolor visto que não utilizamos bobina endorretal e normalmente não é sentido nenhum incomodo durante o procedimento.

Viva Mais Viva Melhor: Doutor, a riscos de contraindicações? Ou qualquer um homem com indicação para o exame pode se submeter à ressonância multiparamétrica da próstata sem maiores complicações?

Dr. Bruno Dantas: Em geral não a risco, as contraindicações são as mesmas para qualquer outra ressonância magnética, que seriam o uso de marca-passo, clipes metálicos de aneurisma, implantes cocleares. No entanto isso não é algo muito comum pra população e outra restrição seria a questão do uso do contraste em paciente que, por exemplo, tenham alergia ao uso do contraste é necessário que a gente faça um preparo antes da realização do exame, mas nada que impeça a realização mesmo.

Viva Mais Viva Melhor: Quais são indicações da ressonância multiparamétrica da próstata para pacientes em tratamento oncológico? Ou que já tenham sido curados da doença?

Dr. Bruno Dantas: Certo, essa é uma pergunta muito importante, falamos anteriormente da questão do diagnostico, no entanto o exame de ressonância multiparamétrica é muito importante também nos seguimentos de pacientes que já foram submetidos a tratamentos, seja ele um tratamento cirúrgico, seja ele tratamento químico com uso de medicações por via oral, seja ele tratamento por radioterapia. Então é um exame muito importante no seguimento desse paciente pra observar a possibilidade de rescindir a doença ao longo do restante da vida do paciente.

Viva Mais Viva Melhor: Doutor chegou um questionamento de um de nossos ouvintes quanto ao valor desse exame que é o seguinte: Doutor, a ressonância multiparamétrica é um exame caro e por isso não é coberto pelo Sistema Único de Saúde. Isso procede? É verdade?

Dr. Bruno Dantas: É na verdade o exame tem um custo relativamente alto, no entanto é um exame que é coberto sim pelo Sistema Único de Saúde, na nossa cidade existem algumas instituições publicas que fornecem esse tipo de exame sem nenhum tipo de custo ao paciente.

Viva Mais Viva Melhor: Bom doutor para finalizarmos essa conversa tão importante, eu gostaria que você deixasse um recado para os nossos ouvintes da importância do diagnostico precoce quando o assunto é câncer de próstata.

Dr. Bruno Dantas: O diagnostico precoce do câncer de próstata é muito importante, lesões diagnosticadas de forma precoce são mais suscetíveis a um tratamento com possibilidades grandes de cura. Portanto é muito importante que todo homem tenha consciência de procurar ao menos uma vez por ano seu médico seja ele um clinico geral, seja urologista, realizar consulta com toque retal, realizar dosagem do PSA, ultrassonografia da próstata e em casos de alteração desses exames proceder né, ou uma ressonância magnética da próstata e também podendo acrescentar a biopsia da próstata.

Viva Mais Viva Melhor: ok, conversamos com o Dr. Bruno Dantas especialista em radiologia em diagnostico por imagem. Doutor muito obrigado pelos esclarecimentos e ate à próxima.