Nossas Entrevistas
Radiologia
Tema: Oclusão dentária
Por Dr. Jamis Eduardo Eleutério da Silva
Olga Goulart – A oclusão é o encontro dos dentes superiores com os inferiores, também conhecida como mordida. Uma má oclusão pode causar dor nos músculos durante a mastigação, pode causar dor na cabeça e no pescoço, tensão e fadiga. A boa oclusão beneficia a saúde bucal e influencia o resultado de tratamentos restauradores e reabilitadores, como a colocação de próteses, aparelhos ortodônticos, implantes e outros procedimentos. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre este assunto, quem conversa conosco é o doutor Jamis Eleutério, especialista em ortodontia.
Doutor, vamos explicar então para os nossos ouvintes o que é a oclusão dentária?
Dr. Jamis Eleutério – A oclusão é uma relação de mordida entre a arcada superior e inferior, porém considerando uma dinâmica dos movimentos, uma morfologia e funcionalidade dos componentes que envolvem o sistema mastigatório, entre eles nós temos os dentes, a musculatura uma articulação, chamada de articulação temporomandibular. Então este conjunto está relacionado com esta relação de mordida que nós definimos como oclusão.
Olga Goulart – Quais são as consequências, doutor, de uma má oclusão dentária, como diagnosticar um paciente com problema de oclusão?
Dr. Jamis Eleutério – A má oclusão pode gerar diversas consequências relacionadas diretamente ao dente ou com as outras estruturas anexas no sistema mastigatório. Nós podemos ter, por exemplo, desgastes dentários, podemos ter uma retração da gengiva, que pode provocar uma sensibilidade dentária em uma região específica, por exemplo, quando o paciente come algo frio ou algo doce, pode estar relacionado com dor de cabeça por conta dos músculos mastigatórios, pode relacionar com um zumbido no ouvido, a problemas na articulação temporomandibular. Então são vários problemas que podem estar todos eles associados a uma má oclusão. O diagnóstico necessita, na verdade, de um acompanhamento e uma avaliação num profissional específico, no caso um cirurgião dentista que trabalhe com esta área, mais especificamente de ortodontia, que trabalhe com reabilitação oral, como quem trabalha com implantes, próteses em geral. Apesar de que o dentista clínico também pode ter a noção, porém o tratamento dependeria aí de passar para um especialista.
Olga Goulart – Doutor, e qual que é a importância de uma boa oclusão para a saúde?
Dr. Jamis Eleutério – A boca é uma via de entrada para o nosso organismo e está relacionada principalmente com a questão da trituração de alimentos e automaticamente com a questão da dieta, nutrição do organismo. Então o paciente ter algum problema de má oclusão pode interferir exatamente neste equilíbrio do sistema mastigatório que vai gerar outro tipo de problema de saúde. Por exemplo, ele ter problemas de gastrite, se um paciente que por conta de uma má oclusão não consegue triturar bem o alimento, então este alimento pode ter um excesso de suco gástrico para digerir este alimento e pode gerar um problema de gastrite. Então a boa oclusão traz uma harmonia não somente no sistema mastigatório, mas também um equilíbrio na saúde do corpo como um todo.
Olga Goulart – Quais são os princípios básicos, doutor, de uma oclusão que devem ser usados para o sucesso dos implantes dentários?
Dr. Jamis Eleutério – O implante dentário seria uma fase de reabilitação para um paciente que por alguma causa perdeu algumas unidades dentárias ao longo da sua vida. Se o paciente então tem esta necessidade, muitas vezes entre o tempo em que ele perdeu alguma unidade dentária e o tempo em que ele vai fazer a reabilitação com o implante, ocorre muito possivelmente uma movimentação das outras unidades dentárias, como abertura de espaço, inclinação das unidades que são vizinhas a localidade do dente que foi perdido, extrusão dentária. Então para que se faça uma reabilitação bem-feita e com qualidade, muitas vezes se faz necessária a recuperação deste espaço. Porque cada dente tem um diâmetro, tem uma inclinação e tudo isso está vinculado exatamente com a harmonia da oclusão. Então se não se obedecer estes princípios básicos de posição, de tamanho de dente, de inclinação de dente, automaticamente o tratamento com o implante não vai ter sucesso no que diz respeito a devolver esta harmonia oclusal.
Olga Goulart – Doutor, o quê que é um trauma oclusal e qual o efeito dele nos dentes naturais e em implantes?
Dr. Jamis Eleutério – O trauma oclusal está relacionado, na verdade, com uma sobrecarga em alguma superfície de um dente ou de alguns dentes ou à superfície de um implante, por exemplo. Então é como se tivesse uma altura ou um volume daquele dente alterado por uma má posição do dente e isso considerando o dente natural ou um volume alterado considerando-se uma prótese, por exemplo, sobre implante que não foi bem confeccionada, que não está bem adaptada. Então este trauma, na verdade, produz uma sobrecarga, uma força excessiva, ou no dente ou na prótese sobre implante, até mesmo uma restauração e aquela força excessiva começa a provocar um desgaste no dente ou uma transmissão de força à raiz do dente que pode gerar dor, que pode gerar uma mobilidade naquele dente e que se não for tratado a médio ou a longo prazo pode até coincidir ou com a perda do dente ou até mesmo com a perda do implante.
Olga Goulart – Pacientes com problemas oclusais podem receber implantes?
Dr. Jamis Eleutério – Sim, os pacientes com problemas oclusais podem receber implantes desde que, anteriormente ou previamente, eles sejam tratados para resolver a causa, a fonte dos problemas oclusais. Como eu falei anteriormente, se ele perder o dente há um certo tempo, a médio ou longo prazo, certamente os dentes remanescentes sofreram algum tipo de movimentação. Então para se fazer a reabilitação com implante, antes ele precisa passar um outro especialista ou um ortodontista que faça a movimentação dentária devolvendo os dentes à sua posição original e automaticamente ele pode fazer o implante e manter um equilíbrio oclusal, uma harmonia destes dentes. Se não for feito desta forma, certamente o implante que ele venha colocar com algum especialista, vai a médio ou longo prazo sofrer algum tipo de dano e ele terá prejuízos.
Olga Goulart – Então quer dizer que os implantes também podem causar problemas oclusais?
Dr. Jamis Eleutério – Se não bem elaborados, não bem diagnosticados, não houver um planejamento conveniente, eles podem causar sim.
Olga Goulart – Bom doutor, para finalizarmos, tem como prevenir problemas oclusais em pacientes com implantes?
Dr. Jamis Eleutério – Eu diria que, na verdade, muito mais uma prevenção voltada a um tratamento prévio antes da colocação dos implantes, depois que os implantes são colocados seria uma manutenção periódica, uma revisão para avaliar algum tipo de problema relacionado a inflamação na gengiva ou alguma cárie que esteja numa fase inicial para que ali não vá decorrer uma alteração significativa no futuro, mas o implante uma vez instalado não tem mais o que se fazer a nível de prevenção. Por exemplo, quando se coloca um implante e posteriormente o paciente pense em fazer um tratamento ortodôntico, todos os dentes naturais sofrerão movimentação ortodôntica, mas o implante depois que ele sofre uma osseointegração ele não é mais passível de movimento. Então a prevenção é muito mais antes da implantação das unidades de implantes, das próteses sobre implante do que posteriormente, na verdade. Seria um tratamento prévio com vistas a não permitir que aquele tratamento com implante gere algum problema de má oclusão, mas depois de feito ele não tem mais capacidade de sofrer movimentação.
Olga Goulart – Conversamos com o doutor Jamis Eleutério, especialista em ortodontia. Doutor, muito obrigada e até a próxima.