Nossas Entrevistas
Ortopedia e Traumatologia
Mitos e Verdades sobre Estenose da Coluna Lombar
Por Dr. Tiago Argolo
(071) 33... Ver mais >
- (071) 3352-9000
- Itaigara Memorial - Linus Pauling, Itaigara - segunda pela tarde
- Outros contatos e endereços
Viva Mais Viva Melhor – Você sofre com dores na coluna? Uma das razões mais frequentes dessas dores é a estenose lombar, que é um problema que provoca uma diminuição do espaço do canal espinhal, local onde passam os nervos da coluna. Ela pode ser congênita ou adquirida e está associada a uma infinidade de sintomas, como uma dificuldade em caminhar devido a fortes dores nas pernas e nas costas. Para falar um pouco melhor sobre este assunto na nossa série Mitos e Verdades, hoje quem conversa conosco é o doutor Tiago Argolo, especialista em coluna.
Doutor, primeiramente, é correto afirmar que qualquer pessoa pode desenvolver a estenose da coluna lombar?
Dr. Tiago Argolo – É sim, Olga. É uma condição bem frequente, chegando a atingir até 6% da população. Tipicamente ocorre em pessoas com mais de 50 anos de idade, mas qualquer pessoa pode desenvolver sim.
Viva Mais Viva Melhor – A artrose é a causa mais comum de estenose lombar, essa afirmativa é verdadeira ou é falsa?
Dr. Tiago Argolo – É verdade sim. A degeneração ou artrose da coluna provocam instabilidade, na tentativa de estabilizar a coluna o organismo provoca uma hipertrofia, que é o crescimento exagerado de algumas estruturas para dentro do canal vertebral comprimir os nervos e levar a estenose. O principal fator para o desenvolvimento da artrose da coluna é genético.
Viva Mais Viva Melhor – A estenose lombar é mais comum em mulheres e em pessoas de pele negra, isso é verdade, doutor, ou é um mito?
Dr. Tiago Argolo – As mulheres, pela maior frouxidão ligamentar, e as pessoas de pele negra, devido a carga genética, são mais propensas ao desenvolvimento da estenose lombar sim.
Viva Mais Viva Melhor – É verdade que fumar aumenta o risco de desenvolver a estenose lombar ou é mito?
Dr. Tiago Argolo – É verdade sim. A carga genética é o principal fator de risco, mas o fumo vem logo em segundo lugar e este é um fator que pode ser modificado, basta o paciente parar de fumar.
Viva Mais Viva Melhor – Dores de coluna que irradiam para as pernas, formigamento e tronco inclinado para a frente, são alguns sintomas da estenose lombar, isso é verdadeiro ou é falso?
Dr. Tiago Argolo – É verdade. A dor lombar associada ao formigamento ou dormência são os principais sintomas e essa dor irradia para as pernas. O paciente, às vezes, anda com o tronco inclinado para a frente porque isso aumenta o espaço para os nervos da coluna e normalmente alivia os sintomas.
Viva Mais Viva Melhor – Se não tratada a estenose lombar pode ser incapacitante, isso é mito ou é verdade?
Dr. Tiago Argolo – É verdade. A estenose lombar pode ser muito limitante e impactar de forma severa a qualidade de vida do paciente. Alguns chegam a não conseguir andar nem 10 a 20 metros devido a dor.
Viva Mais Viva Melhor – Doutor, o repouso é fundamental para aliviar as dores provocadas pela estenose lombar, isso é verdadeiro ou é falso?
Dr. Tiago Argolo – É verdade parcialmente. Porque o repouso não significa ficar deitado na cama o dia todo e sim evitar pegar peso, evitar andar longas distâncias ou então ficar em pé durante longos períodos, pois é exatamente assim nessas posições que a dor pode aumentar.
Viva Mais Viva Melhor – Caso apresente dificuldades para andar, devido às dores provocadas pela estenose lombar, a primeira coisa que o paciente deve fazer é sentar, pois isso diminui a compressão dos nervos e traz alívio da dor, isso é verdadeiro ou é falso?
Dr. Tiago Argolo – É verdade sim. Na posição sentado o espaço para os nervos aumenta e isso traz um alívio da dor sim.
Viva Mais Viva Melhor – A estenose da coluna lombar é uma doença que tem cura caso seja diagnosticada precocemente, mito ou verdade?
Dr. Tiago Argolo – Mito! A estenose lombar não tem cura, mas ela tem tratamento, que começa por fisioterapia, medicações, infiltrações na coluna e depois a gente passa por trabalho de exercício físico corporal, fortalecimento da musculatura e se nada disso resolver ainda tem a opção de cirurgia para descomprimir os nervos, mas cura mesmo infelizmente a gente não tem.
Viva Mais Viva Melhor – É verdade que se não tratada a estenose lombar pode causar impotência sexual, incontinência urinária e incontinência fecal, ou isso é mito?
Dr. Tiago Argolo – Isso é mito. A estenose lombar não causa impotência sexual e é muito rara causar incontinência fecal ou urinária. Se estes sintomas ocorrerem, o médico deve estar atento para possibilidade de existir compressão em outros segmentos da coluna ou até mesmo para a existência de alguma outra patologia causando estes sintomas.
Viva Mais Viva Melhor – Para finalizar, doutor Tiago, é correto afirmar que os exercícios físicos de fortalecimento e estabilização da coluna podem prevenir os sintomas da estenose lombar? E quais são os outros cuidados que o paciente precisa ter?
Dr. Tiago Argolo – Sim. O fortalecimento da musculatura das costas e da musculatura abdominal, associada a correção postural ajudam a estabilizar a coluna e eles são o pilar do tratamento da estenose lombar. Além disso, parar de fumar e evitar atividades que envolvam muita vibração ou rotação também são muito importantes.
Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com o doutor Tiago Argolo, especialista em coluna. Doutor, muito obrigada e até a próxima.