Nossas Entrevistas
Radiologia Intervencionista
Mitos e Verdades – Embolização de Miomas
Por Dr. André Goyanna
(071) 32... Ver mais >
- (071) 3261-2078
- INRADI - Centro Médico Garibaldi, Av. Anita Garibaldi, 1555, Sala 803
- Outros contatos e endereços
Olga Goulart – Na nossa série ‘Mitos e Verdades’ hoje nós seguimos com o doutor André Goyanna, nós vamos falar sobre embolização de miomas.
Doutor, quem tem mioma sempre precisa de tratamento, isso é mito ou verdade?
Dr. André Goyanna – Olga, isso é mito, vai depender muito dos sintomas que a paciente esteja sentindo, se estiver tendo sangramento, dor em baixo ventre, anemia e mesmo que seja indicada a retirada do mioma, a paciente pode optar por diversas formas de tratamento que não a retirada do útero que é a chamada histerectomia.
Olga Goulart – Qualquer paciente que tenha mioma pode fazer a embolização desse mioma?
Dr. André Goyanna – A embolização de miomas está indicada apenas nas pacientes sintomáticas, ou seja, aquelas que sofrem com a presença do mesmo. Ainda assim existem miomas que em procedimentos cirúrgicos ou endoscópicos estariam melhor indicados para o tratamento. Dessa maneira é importante que a paciente passe antes por uma consulta com o médico ginecologista para avaliar junto com ela a melhor forma de tratamento.
Olga Goulart – Ok. E nessa afirmativa você vai me dizer se é mito ou é verdade que a embolização de mioma é um procedimento seguro.
Dr. André Goyanna – Uma vez que o procedimento tenha sido bem indicado e a paciente tenha seguido todas as orientações dos médicos que acompanham ela, os riscos da embolização são muito pequenos, em torno de 1%. O mais comum em termos de complicação seria a formação de um hematoma no lugar da punção da artéria, do vaso sanguíneo na virilha, mas que geralmente se resolve espontaneamente, é um procedimento sim bastante seguro.
Olga Goulart – Embolização de miomas dói?
Dr. André Goyanna – Após a realização de embolização de miomas é muito comum o surgimento de uma cólica uterina, mas que varia muito de intensidade de paciente para paciente. É uma cólica que a gente costuma dizer que é igual a iogurte, tem prazo de validade e a paciente sai medicada desde o início do procedimento até sua recuperação em casa de maneira bastante adequada, para evitar que ela tenha essas cólicas em casa.
Olga Goulart – Ok. Caso a embolização uterina, doutor, não produza os resultados desejados, é verdade que a paciente NÃO pode mais realizar outro procedimento para eliminar o mioma?
Dr. André Goyanna – Não é verdade não. Ela pode sim realizar qualquer outro procedimento e inclusive em diversos casos nas quais a opção cirúrgica inicialmente não é indicada por ser muito arriscada, com risco de sangramento, risco de perder o útero e tal, a embolização ela possibilita no futuro a retirada desse mioma com maior segurança, uma vez que quando a gente faz a embolização a gente oclui a circulação desse mioma, a gente fecha a circulação desse mioma, então o risco de sangramento diminui bastante, assim como o tamanho do mioma vai diminuir e facilita a retirada dele.
Olga Goulart – Qualquer médico pode realizar a embolização de mioma, isso é verdade ou é um mito?
Dr. André Goyanna – Não Olga, isso aí não é verdade. Para a realização da embolização de miomas o médico precisa ter treinamento e especialização em radiologia intervencionista. Ele tem que ter título de especialista reconhecido pela AMB que é a Associação Médica Brasileira e esse título tem que ser registrado no Conselho Regional de Medicina que aqui na Bahia é o nosso CREMEB. É um procedimento bastante seguro, mas que como tudo na medicina deve ser feito com profissionais com experiência e formação na especialidade.
Olga Goulart – Claro, sempre. A embolização do mioma, doutor, afeta a fertilidade da mulher, isso é mito ou é verdade?
Dr. André Goyanna – Isso é mito. Diversos estudos científicos já foram publicados, inclusive nem mais se pesquisa isso pelos resultados já desses trabalhos e que demonstraram que a fertilidade das pacientes submetidas a embolização é a mesma quando comparada a outros procedimentos cirúrgicos, como a miomectomia, seja por vídeo ou seja por cirurgia aberta, ou até mesmo para tratamentos hormonais de miomas. É um procedimento que é considerado nível IA de evidência científica pela Sociedade Americana de Ginecologia Obstetrícia desde 2008. Ou seja, é o mais alto nível de confiança existente na medicina a embolização de miomas.
Olga Goulart – Ok. Agora só para fechar, doutor, quem tem anemia pode se submeter a embolização de miomas?
Dr. André Goyanna – Pode sim, mas por se tratar na maioria das vezes de um procedimento marcado com antecedência, a gente exige um nível mínimo de hemoglobina no sangue que é em torno de 10, para poder realizar o procedimento dentro dos padrões de segurança hospitalares. No entanto, não é incomum a gente realizar o procedimento em caráter de urgência, existem aquelas pacientes que sangram por causa dos miomas e precisam ser internadas para controle desse sangramento. Nesses casos a gente realiza a embolização de mioma no intuito de salvar a vida da paciente, mesmo ela possuindo anemia importante.
Olga Goulart – Ok. Conversamos com o doutor André Goyanna, ele é radiologista intervencionista e especialista em embolização de miomas, obrigada doutor.