Notícias Viva Mais

Hepatologia PUBLICADO EM 03/03/2020

500 mil brasileiros vivem com Hepatite C e não sabem

Quando crônica, doença geralmente não apresenta sintomas

Participação do Dr. André Lyra, especialista em Hepatologia e Gastroenterologia

500 mil brasileiros vivem com Hepatite C e não sabem

No Brasil, mais de 500 mil pessoas vivem com Hepatite C e não sabem, segundo o Ministério da Saúde. A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser adquirida por hábitos de vida ou por contaminação com o vírus. Existem cinco tipos identificados da doença, classificadas especificamente pelas letras A, B, C, D e E.

Os dados mais atualizados do Ministério da Saúde mostram que, de 1999 a 2018, foram confirmados 632.814 casos de Hepatites virais no Brasil, sendo 233.027 (36,8%) de Hepatite B e 228.695 (36,1%) de Hepatite C. Pessoas com idade entre 40 e 50 anos que vivem com Hepatite C podem ter sido contaminadas com o vírus por meio do uso de seringas não descartáveis, transfusão de sangue sem controle de qualidade e até em hemodiálises. Hoje, a forma mais comum de contaminação, além de sexo desprotegido, é o compartilhamento de seringas, no uso de drogas, e com objetos cortantes contaminados.

O mais recente Boletim de Hepatites lançado pelo Ministério da Saúde aponta que, em 2018, foram registrados quase 14 mil novos de casos de Hepatite B e 26 mil de Hepatite C. Como a doença, muitas vezes, não apresenta sintomas, só 30% dos casos são diagnosticados. Segundo o especialista em Hepatologia e Gastroenterologia, Dr. André Lyra, “todas as hepatites virais podem causar quadros agudos. No entanto, somente os vírus B e C podem permanecer no organismo do indivíduo, causando a chamada hepatite crônica”, destacou.

Os sintomas gerais das hepatites virais agudas são mal estar generalizado, falta de apetite, moleza, febre, icterícia (olho amarelado) e colúria (urina escura). Já os casos de hepatite crônica B e C, geralmente, são assintomáticos, ou seja, sem sintomas. “Só em casos muito avançados, quando o quadro avança para uma cirrose hepática, é que os sintomas surgem”, concluiu o hepatologista e gastroenterologista Dr. André Lyra.

Compartilhe essa notícia: