Notícias Viva Mais

Oftalmologia PUBLICADO EM 09/06/2017

Catarata: Se não tratada a tempo, pode causar cegueira irreversível

Participação do Dr. Daniel Braga, médico oftalmologista

Catarata: Se não tratada a tempo, pode causar cegueira irreversível

Muitos pensam que a catarata é um problema exclusivo do idoso, mas também pode atingir crianças e recém-nascidos. A doença afeta a qualidade da visão e é caracterizada pelas pupilas com aspecto leitoso, vista embaçada e sensibilidade à luz. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a principal causa de cegueira ‘evitável’ do país, porém, se não tratada a tempo, pode conduzir o paciente à cegueira irreversível. 

“A catarata é uma doença do cristalino (lente natural e totalmente transparente que tem dentro do olho, situado atrás da pupila). Quando o ser humano nasce, a visão se desenvolve naturalmente, só que existem algumas particularidades desse cristalino que, com o tempo, pode embaçar, escurecer e é denominada a catarata”, revela Dr. Daniel Braga, médico especialista em oftalmologia. 

A catarata é consequência do envelhecimento natural do cristalino, portanto, todo mundo vai ter catarata um dia, 90% da catarata é senil, causada pela idade. Por isso, a população mais atingida pela catarata é a população acima dos 60 anos. Mas existem outras causas para se desenvolver a catarata, como a catarata infantil, a catarata congênita, onde o bebê já nasce com catarata, as cataratas causadas por algumas doenças inflamatórias e as cataratas por uso de medicação.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. É feita a remoção do cristalino e é substituído este cristalino por uma lente intraocular que fica dentro do olho da pessoa para o resto da vida. “A pessoa não sente esta lente, não percebe, absolutamente nada. O olho incorpora aquela lente, cicatriza e a pessoa volta a enxergar naturalmente sem problema nenhum”, acrescenta Dr. Daniel.

A cirurgia é rápida, dura em média 15 a 20 minutos. Acabou a cirurgia o paciente levanta e vai embora para casa. Não fica internado. A cirurgia é rápida e segura hoje em dia. Geralmente, é feito um olho de cada vez. O médico, juntamente com o paciente, determina o olho que deve ser prioridade. Opera-se um olho e, num prazo de 1 semana ou 15 dias depois, já pode ser feita a cirurgia de outro olho também. Tudo rápido e programado. 

“É natural que, após uma cirurgia intra ocular de catarata, a visão fique um pouquinho embaçada nos primeiros dias após a cirurgia, talvez nos primeiros 4 a 5 dias, mas também não é raro, é muito comum hoje em dia o paciente já no dia seguinte chegar no consultório e dizer que está enxergando muito bem. É preciso até um certo cuidado neste pós-operatório, porque o paciente, muitas vezes, tende a menosprezar o procedimento. Parece ser um procedimento tão rápido e tão seguro que o paciente acha que, no pós-operatório, ele já está livre e desimpedido para fazer todas as suas atividades de trabalho e de lazer e não é bem assim”, alerta Dr. Daniel Braga

É importante ressaltar, que a catarata pode ser retardada. Para isso, é preciso que se faça atendimento periódico com o oftalmologista, fazer consulta anualmente, para que seja detectado, precocemente, qualquer problema visual. A catarata pode ser retardada com o uso de óculos de proteção ultravioleta, evitar exposição demasiada a qualquer tipo de radiação, evitar uso de medicações por conta própria e não fazer uso de medicação sem prescrição médica.

Compartilhe essa notícia: