Notícias Viva Mais

Qualidade de Vida PUBLICADO EM 15/12/2016

O papel da nutrição no emagrecimento saudável do paciente

Reeducação alimentar é o segredo do bem-estar e da qualidade de vida

Participação do nutricionista, Haroldo Lordello

O papel da nutrição no emagrecimento saudável do paciente

A nutrição é a ciência que estuda os alimentos, a alimentação e a sua repercussão para a saúde, para a qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada e que forneça nutrientes adequados para cada estilo de vida vai ajudar a manter a saúde, disposição, a vitalidade e o controle do peso. Devido à correria que vivemos nos dias atuais, fica cada vez mais difícil se dedicar a uma alimentação balanceada. A busca pelo bem-estar tem sido bastante solicitada para enfrentar essa rotina acelerada e é através do nutricionista que, certamente, o paciente obterá essa melhora em sua qualidade de vida, pois a especialidade visa prevenir, diagnosticar e tratar doenças provocadas por distúrbios alimentares, como a obesidade. Porém, para manter o corpo em forma e emagrecer de maneira saudável, é preciso muita dedicação e disciplina. 

É preciso ter bastante organização, planejar as impressões com antecedência é muito importante. É importante fazer uma refeição de maneira consciente, escolhendo alimentos que vão fornecer nutrientes adequados para cada momento do dia, antes do trabalho, da atividade física e da escola. Assim como planejar uma viagem com antecedência, planejar a alimentação é o segredo para conseguir a constância de um plano alimentar eficiente. A primeira questão é sempre procurar a orientação de um profissional de nutrição, porque ele vai ser o profissional mais qualificado para identificar quais são os distúrbios que estão comprometendo a alimentação do paciente, número de refeições, a escolha dos próprios alimentos em si, a quantidade, etc. A partir daí, consegue-se determinar estratégias que possam gerar uma melhora da qualidade de vida, da vitalidade e inserindo alimentos que vão fornecer nutrientes essenciais para que isso aconteça.

Usar suplementos como substituto de refeição nunca é a melhor estratégia. A pílula milagrosa que as pessoas estão buscando há muito tempo, o segredo para quem quer emagrecer, é realmente ter regularidade, ter disciplina, ter um hábito alimentar constante. Os suplementos tidos como substitutos de refeição são pobres em alguns nutrientes, muitas vezes são muito ricos em fibra, o que gera um desconforto gástrico porque aumenta a produção de gases. Além disso, os suplementos não funcionam da mesma maneira para qualquer pessoa. O nutricionista, Haroldo Lordello, revela que “vai depender do estágio de treinamento de cada indivíduo, de como está essa alimentação e aí os suplementos podem ser usados como o próprio nome já diz, suplementando, suprindo uma necessidade que se vem por conta de uma atividade física, um exercício exacerbado. Mas tudo isso tem que ser avaliado no momento da consulta de cada um”.

A utilização destes medicamentos tem sido bastante controverso e, principalmente, denegrida pela Sociedade de Medicina, pois eles trazem uma série de transtornos, principalmente porque não sustentam essa mudança no volume alimentar, tirar o apetite do paciente, e não o reeducar. “Quando se faz a suspensão da medicação essa vontade de comer volta de maneira ainda mais exacerbada e já é comprovado que muitos destes pacientes ganham, às vezes, até o dobro do peso que perderam. Por isso, a procura de um nutricionista acaba sendo importante para fazer este processo de reeducação, que realmente é o segredo para se manter saudável, magro e belo para sempre”, finaliza Haroldo.

Compartilhe essa notícia: