Notícias Viva Mais

Prevenção PUBLICADO EM 12/11/2015

Você sabe como funcionam os antibióticos?

Medicação só pode ser utilizada com receita médica

Você sabe como funcionam os antibióticos?

Também conhecidos como agentes antibacterianos, os antibióticos são tipos de medicamentos que destroem ou retardam o crescimento de bactérias. Doenças como sífilis, tuberculose, salmonella e algumas formas de meningite são causadas por bactérias. Os antibióticos podem salvar vidas quando usados corretamente. 

Antes das bactérias se multiplicarem e causarem os sintomas, o sistema imunitário do corpo pode destruí-las normalmente. O ser humano tem glóbulos brancos especiais que atacam as bactérias nocivas. Mesmo que os sintomas ocorram, o nosso sistema imunológico geralmente pode lidar e combater a infecção. Há ocasiões, no entanto, que é preciso utilizar os antibióticos.

Existem vários tipos diferentes de antibióticos modernos e estão disponíveis somente com receita médica na maioria dos países. Há uma preocupação em todo o mundo que os antibióticos estão sendo usados em demasia. O uso excessivo é um dos fatores que contribui para o crescente número de infecções bacterianas resistentes aos medicamentos anti-bacterianos.

Como funcionam os antibióticos?
Embora haja diferentes tipos de antibióticos, eles agem de duas maneiras:

– Bactericidas, mata as bactérias.
– Bacteriostáticos, fazem com que as bactérias parem de se multiplicar.

Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos?

– Diarréia
– Infecções fúngicas da boca, trato digestivo e a vagina
– Formação de pedras nos rins
– Coagulação anormal do sangue
– Sensibilidade ao sol
– Doenças do sangue
– Surdez

Se você já teve uma reação alérgica a um antibiótico deve informar a seu médico. Reações aos antibióticos podem ser muito graves, e às vezes fatal.

Informe o seu médico se:

– Você tem problema renal ou hepático.
– Você esta grávida
– Você está amamentando

Como usar antibióticos
Os antibióticos são geralmente ingeridos por via oral. No entanto, eles também podem ser administrados por injeção, ou aplicados diretamente na parte afetada do corpo. A maioria dos antibióticos começa a ter um efeito sobre uma infecção dentro de algumas horas. É importante lembrar que é necessário completar o curso de toda a medicação para evitar que a infecção de retorne.

Alguns antibióticos não devem ser consumidos com certos alimentos e bebidas. Outros não devem ser tomado com comida no estômago – estes, normalmente, seriam tomados cerca de uma hora antes das refeições ou duas horas depois. É fundamental seguir corretamente as instruções se deseja que o medicamento seja eficaz.

Compartilhe essa notícia: