Notícias Viva Mais

Oftalmologia PUBLICADO EM 03/10/2018

Tratamento da catarata é rápido e exclusivamente cirúrgico

Procedimento evoluiu bastante, se tornou seguro e com recuperação bem rápida

Participação do médico, Dr. Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia

Tratamento da catarata é rápido e exclusivamente cirúrgico

Principal causa de cegueira ‘evitável’ do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a catarata é aquela doença que deixa a vista parcialmente embaçada, com sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. A patologia tem tratamento – e é exclusivamente cirúrgico – e seus portadores podem voltar a enxergar. O procedimento cirúrgico evoluiu bastante nos últimos anos e se tornou seguro e com recuperação bem rápida. É realizada uma sedação venosa leve, a anestesia é feita à base de colírio ou gel e a cirurgia é totalmente indolor.

A catarata consiste numa opacidade parcial ou total do cristalino, lente natural do olho que tem a função de focar a imagem na retina e que, no processo de envelhecimento, vai perdendo a transparência. Muitas vezes, a queixa dos pacientes é de que os óculos estão sujos ou fracos. Além do embaçamento da visão, se observa perda do brilho das cores e a piora da visão a noite.

Saiba mais:
Tem como prevenir a catarata?

A catarata senil, que é a catarata do idoso, é a mais comum, mas existem outros tipos de catarata: por medicamento; traumática; e congênita, que acomete crianças desde o nascimento e que é mais rara. A principal causa é o envelhecimento natural do organismo, mas existem situações que aceleram a catarata, como: exposição excessiva ao sol; uso de medicamentos à base de corticoide; trauma; diabetes descontrolado; e algumas doenças inflamatórias intraoculares.

De acordo com o médico, Dr. Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia, “a catarata faz parte do processo de envelhecimento do organismo. Hoje, com o aumento da expectativa de vida das pessoas, o número de procedimento cirúrgico de catarata se elevou juntamente. O que se sabe é que a exposição ao sol acelera este processo. Então, se desde jovem a pessoa se protege, a chance de postergar a cirurgia de catarata é maior”.

Compartilhe essa notícia: