Notícias Viva Mais
Alimentação PUBLICADO EM 06/11/2015Os alimentos populares e os benefícios à saúde
Veja lista com opções que começam entre as letras M e Z
Continuando o nosso olhar para os benefícios à saúde de alimentos populares, aqui mostramos os alimentos que começam entre as letras M e Z:
Maçã
As maçãs são às vezes chamados de “potências nutricionais” devido a seu perfil nutricional impressionante. São ricas em vitamina C (um poderoso antioxidante natural), vitaminas do complexo B, fibras alimentares, fitonutrientes (que ajudam a proteger o corpo contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres), e minerais como cálcio e potássio.
Estudos revelaram que comer maçãs pode, potencialmente, ajudar a prevenir a demência, reduzir risco de acidente vascular cerebral e diabetes.
Mamão
Os possíveis benefícios para a saúde do consumo de mamão incluem um risco reduzido de doenças cardíacas, diabetes, câncer, auxiliando na digestão, melhorando o controle de glicose no sangue em diabéticos, reduzindo a pressão arterial e melhorar a cicatrização de feridas.
Manga
Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal como manga diminui o risco de obesidade e mortalidade global, diabetes, doença cardíaca e promove uma pele saudável e do cabelo, um aumento da energia, o peso global inferior.
Manjericão
Rico em vitamina A, K e C, magnésio, ferro, potássio e cálcio. Estudos revelaram que o manjericão pode, potencialmente, reduzir a inflamação e o inchaço, evitar os efeitos prejudiciais do envelhecimento, pode ser útil no tratamento de artrite e doenças inflamatórias intestinais.
Mel
Possui propriedades antisépticas e antibacterianas. Estudos descobriram que o mel pode, potencialmente, ajudar a prevenir o refluxo gastroesofágico, encurtar a duração da diarreia bacteriana, ajudar a curar queimaduras, minimizar alergias sazonais e lutar contra infecções.
Melancia
Contém tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, ácido fólico, ácido pantoténico, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selénio, colina, betaína e licopeno. Contém licopeno mais do que qualquer outra fruta ou vegetal.
Os possíveis benefícios de saúde da melancia incluem: prevenção de asma, redução da pressão arterial, regulação da digestão, redução da inflamação, promove a pele e cabelo saudáveis.
Morango
Contém muitas vitaminas e antioxidantes que podem ser benéficas para sua saúde. Os benefícios potenciais de saúde dos morangos incluem: redução do risco de doença cardíaca, derrame, câncer, pressão arterial, constipação, alergias, diabetes e depressão.
Orégano
Rica fonte de vitamina K e antioxidantes dietéticos. Estudos descobriram que orégano tem atividade antimicrobiana, propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a retardar ou evitar progressão da doença em doentes com câncer de mama.
Peixe oleoso
Os peixes gordos, como o salmão ou cavala, são uma excelente fonte de ômega-3 e proteínas magras. Potenciais benefícios de saúde de comer peixes oleosos incluem: prevenção de doenças cardiovasculares, redução do risco da artrite reumatóide, aumentando infantil sensorial, cognitiva e desenvolvimento motor, melhorando a memória, protegendo a visão e impedindo câncer de pele.
Pêssego
Meio pêssego contém 2% ou mais valor diário de vitaminas E e K, niacina, ácido fólico, ferro, colina, potássio, magnésio, fósforo, manganês, zinco e cobre. Eles foram mostrados para evitar doenças relacionadas com a obesidade, tais como a diabetes, a síndrome metabólica e doença cardiovascular.
Quinoa
Consumir 2-3 porções de alimentos de grãos integrais por dia pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, câncer de cólon e obesidade. Muitos estudos têm demonstrado que a ingestão de grãos inteiros aumenta risco para todos destas condições relacionadas com o estilo de vida.
Rúcula
Junto com outras folhas verdes, a rúcula contém níveis muito elevados de nitratos (mais de 250 mg / 100 g). Consumo elevado de nitrato na dieta têm sido mostrados para reduzir a pressão arterial, reduzir a quantidade de oxigênio necessária durante o exercício e melhorar o desempenho atlético.
Os benefícios de saúde potenciais de rúcula incluem redução do risco de câncer, prevenção da osteoporose e melhor oxigenação muscular durante o exercício.
Semente de linhaça
Excelente fonte de dois ácidos gordos que são essenciais para a saúde humana – ácido linoleico e ácido alfa. Também e uma excelente fonte de fibras e uma boa fonte de minerais e vitaminas, de acordo com a Associação Americana de Nutrição.
Os benefícios potenciais para a saúde associados com linhaça incluem: redução do colesterol, proteger contra o câncer, impedir ondas de calor e melhorar os níveis de açúcar no sangue.
Tomate
Um “alimento funcional” que previne doenças crônicas e entrega de outros benefícios de saúde, devido à fitoquímicos benéficos, como o licopeno. Os tomates são uma fonte rica de vitaminas A e C e ácido fólico. Contêm uma ampla variedade de nutrientes e antioxidantes benéficos, incluindo ácido alfa-lipóico, licopeno, colina, ácido fólico, beta-caroteno e luteina.
Uvas
A portabilidade, textura, sabor e variedade de uvas fizeram-lhes um alimento popular. Estudos têm associado uvas com a prevenção do câncer, doença do coração, pressão sanguínea elevada e prisão de ventre, bem como para diminuir o risco de obesidade e mortalidade global.
Leia mais:
– Opções de alimentação benéfica de A a B
– Confira alimentos saudáveis de C e L