Nossos Vídeos
Vídeo Completo – Obesidade
Por Dr. Marcelo Falcão
(071) 30... Ver mais >
- (071) 30355030
- INAD (Instituto da Dor) Rua Altino Serbeto de Barros, 241, Sala 1302, Itaigara
- Outros contatos e endereços
Viva Mais Viva Melhor – O que é obesidade?
Dr. Marcelo Falcão – É a alteração da composição corporal com determinantes genéticos e ambientais definida por um excesso de gordura corporal, baseado, principalmente, em uma oferta calórica muito grande e um baixo gasto energético. Ao longo do tempo este desequilíbrio vai progressivamente trazer prejuízos para os pacientes?
Viva Mais Viva Melhor – Quais os recursos disponíveis atualmente para o tratamento da obesidade?
Dr. Marcelo Falcão – Vai depender do status do paciente e em que classificação este paciente se enquadra. Mas nós temos disponível o tratamento clínico que visa, principalmente, a reeducação alimentar, mudança do hábito de vida e uma atividade física regular. Nós temos o tratamento endoscópico com um balão intragástrico que, aliado ao tratamento clínico, traz bons resultados. E, por fim, o tratamento cirúrgico que visa, principalmente, a diminuição da ingesta alimentar, restringe a quantidade de comida que este paciente come, como também restringe a absorção deste alimento, aliado os dois ou individualizados.
Viva Mais Viva Melhor – Quais as indicações da cirurgia bariátrica e como ela é realizada?
Dr. Marcelo Falcão – A indicação da cirurgia bariátrica é baseada na Organização Mundial de Saúde (OMS) e todo mundo segue este preceito. Ela está indicada para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de quarenta, também para os pacientes entre 35 e 40 que tem comorbidades como a hipertensão, apneia do sono, esteatose hepática ou diabetes mellitus. Ela hoje é realizada por laparoscopia, uma técnica cirúrgica que principalmente beneficia o paciente na sua recuperação precoce, um tempo cirúrgico menor e também num tempo de retorno às suas atividades bem precoce.
Viva Mais Viva Melhor – Quais as restrições relacionadas a cirurgia bariátrica?
Dr. Marcelo Falcão – Para a realização da cirurgia bariátrica existem algumas restrições básicas principais, entre elas o risco anestésico elevado. Uma outra grande contraindicação é a hipertensão portal e as varizes esofagogástricas. Existe também uma restrição para aqueles pacientes intelectualmente incapazes, com doença psiquiátrica descompensada, principalmente usuários de drogas ilícitas e etilistas. Em relação a idade, os extremos de idade idosos e menores de 16 a 18 anos exigem alguns cuidados especiais, contudo a gente sempre vai avaliar o risco e o benefício da realização da cirurgia.
Viva Mais Viva Melhor – Como é feito o suporte aos pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica?
Dr. Marcelo Falcão – O suporte ao comportamento do paciente submetido a cirurgia bariátrica segue as orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), onde desde o pré-operatório esta paciente é submetida e acompanhada por uma equipe multidisciplinar. Nela o psicólogo começa um tratamento já visando esta alteração de comportamento. No pós-operatório este tratamento é continuado e alguns pacientes necessitam de apoio do psiquiatra e por vezes o uso de medicações.
Viva Mais Viva Melhor – Quais os benefícios experimentados por quem se submete a cirurgia bariátrica?
Dr. Marcelo Falcão – O paciente submetido a cirurgia bariátrica tem, após a cirurgia, vários benefícios individuais. Contudo nós podemos perceber logo nos dois primeiros anos, onde a perda de peso e é substancial, principalmente a parte estética desta mudança, com a melhora da autoestima, melhora da sociabilidade. No âmbito de saúde nós temos melhora das comorbidades como hipertensão, esteatose hepática, do diabetes mellitus e da apneia do sono. Muitas destas doenças podem ser resolvidas, as outras podem ser apenas compensadas, isso faz com que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
Viva Mais Viva Melhor – Doutor Marcelo, quais as suas orientações para quem está com obesidade?
Dr. Marcelo Falcão – O primeiro passo é assumir a obesidade como doença e buscar estas mudanças na sua vida com uma reeducação alimentar, sair do sedentarismo e ter hábitos mais saudáveis. Na sequência disso buscar uma equipe multidisciplinar experiente e que trabalhe com obesidade, que vai determinar um tratamento específico baseado no seu nível de obesidade.