Nossos Vídeos
Mastologia
Vídeo Completo – Câncer de Mama
Por Dr. Paulus Ramos
Qual o principal exame para diagnóstico do câncer de mama?
Se tivesse que escolher um único exame para rastreamento este seria a mamografia, porém em algumas pacientes devemos realizar outros exames como a ultrassonografia, ressonância magnética e em casos selecionados alguns exames de biópsia. Não devemos esquecer a importância do auto exame e do exame clínico que deve ser realizado por seu médico assistente, como um ginecologista ou de preferência um mastologista.
Em que idade deve ser iniciado o rastreamento?
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a idade para início do rastreamento do câncer de mama, em pacientes de baixo risco, é a partir dos 40 anos, devendo ser realizado uma mamografia anual. A partir dos 35 anos deve ser realizado a primeira mamografia, que chamamos mamografia de base. Não devemos confundir rastreamento, que é o exame realizado em pacientes sem sintomas, com o exame diagnóstico, que deve ser realizado em qualquer idade quando indicado por seu mastologista.
Mamografia causa câncer?
Apesar de ser divulgado pela imprensa leiga que a mamografia causa câncer como da tireóide ou das mamas, todos os trabalhos mais sérios mostram uma segurança absoluta, portanto a mamografia não causa câncer.
Tem diferença na mamografia analógica e na digital?
Tem sim. A mamografia digital tem uma qualidade de imagem melhor, portanto conseguimos com esta visualizar mais imagens, tanto benignas quanto malignas. É claro que não devemos desprezar a mamografia analógica, principalmente aquelas de boa qualidade, já que sabemos que em alguns municípios ou serviços pode não haver uma mamografia digital, devido ao seu maior custo.
Qual a importância do ultrassom no diagnóstico de lesões mamárias?
O ultrassom é um excelente exame complementar. Este deve ser realizado para avaliação de lesões palpáveis ou como complemento da mamografia quando apresenta imagens nodulares, além do mais pode ser utilizado em pacientes jovens, antes dos 40 anos, avaliação e rastreamento de câncer de mama quando indicado.
Ele é seguro para ser realizado em qualquer idade?
Sim, o ultrassom é extremamente seguro, pode ser utilizado em crianças, mulheres em qualquer idade e até em mulheres gestantes.
O ultrassom deve sempre ser realizado associado com a mamografia?
Ele pode ser associado como complemento da mamografia, para visualizar imagens nodulares vista nesta, classificando estas imagens como nódulos ou cistos. Também é importante para localizar estas imagens, o que facilita as biópsias mamárias, tornando-as mais prática e segura. Uma ótima indicação também é naquelas pacientes com mamografias densas, que podem esconder lesões nodulares.
Qual o papel da ressonância magnética na avaliação de lesões mamárias e no rastreamento do câncer de mama?
A ressonância tem um papel importante para avaliar lesões clínicas que não têm tradução a mamografia ou ao ultrassom; serve também para avaliar extensão de doença em pacientes que têm cancer comprovado, principalmente naquelas candidatas a cirurgias que preservam as mamas, cirurgias conservadores. A ressonância é um exame de alta sensibilidade, que tem algumas indicações precisas para rastreamento: pacientes de alto risco para câncer de mama, principalmente naquelas com mutações genéticas familiares conhecidas ou aquelas que têm lesões comprovadas por biópsias que aumentam a incidência para câncer de mamas.