Nossos Vídeos

Reumatologia

Ana Teresa Vídeo Completo – Série Artrite Reumatoide

Por Dra. Ana Teresa

(071) 33... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que é artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Artrite reumatoide é uma doença reumatológica inflamatória progressiva que pode acometer várias articulações do corpo, com risco de deformidades articulares e incapacidade.

Viva Mais Viva Melhor – Pessoas com artrite deveriam praticar exercícios físicos?
Dra. Ana Teresa – Sim. Estudos mostram que exercícios físicos ajudam pessoas com artrite de várias formas. Exercícios reduzem a dor e a rigidez da articulação, aumentam a flexibilidade, força muscular, a saúde do coração e a resistência. Eles também ajudam na redução do peso e contribuem para uma sensação de bem-estar.

Viva Mais Viva Melhor – Quando a artrite reumatoide aparece?
Dra. Ana Teresa – A artrite reumatoide pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, a faixa etária mais comum das manifestações dos primeiros sintomas é entre 40 e 60 anos de idade. Quando ocorre antes dos 16 anos de idade é considerada a forma juvenil.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são os pacientes que correm mais riscos de apresentar a artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Essa doença é mais comum no sexo feminino. Estima-se que seja de duas a três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. É considerada uma doença comum, cerca de 1% da população mundial tem artrite reumatoide. Existe uma relação com o histórico familiar, ou seja, o fato de outras pessoas da família terem a doença tornam o paciente mais propenso a apresentar este tipo de artrite.

Viva Mais Viva Melhor – Como a artrite reumatoide se manifesta?
Dra. Ana Teresa – Os pacientes podem apresentar sintomas articulares e extra-articulares. Geralmente as queixas articulares iniciais da artrite reumatoide são reversíveis com o tratamento precoce. No entanto, há quadros de inflamação persistente das articulações, com destruição da cartilagem e do osso que podem levar a deformidades permanentes. Tanto as grandes articulações como as pequenas podem ser acometidas. O padrão da artrite pode ser monoarticular, quando acomete apenas uma articulação, oligoarticular poucas articulações ou poliarticular quando acomete várias articulações com o caráter migratório ou aditivo.

Viva Mais Viva Melhor – O tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento faz diferença nos casos de artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Sim. O tempo para o início do tratamento determina maior chance de remissão da doença. Quanto mais precoce o diagnóstico for estabelecido e iniciado o tratamento menor será o risco de deformidades permanentes.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são as causas da artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Existem muitas teorias a respeito da causa da artrite reumatoide. No entanto, até o presente nenhum fator exclusivo pôde ser atribuído como causal para esta doença. Acredita-se que a doença decorra de uma somatória de fatores genéticos, ambientais, infecciosos e exposicionais que condicionem o aparecimento desta doença em determinados pacientes.

Viva Mais Viva Melhor – Artrite reumatoide é uma doença grave?
Dra. Ana Teresa – A artrite reumatoide pode ser uma doença grave, principalmente nos casos que apresentam alguma manifestação sistêmica, ou seja, com envolvimento extra-articular. Entre os casos de maior gravidade estão aqueles que apresentam o acometimento ocular, pulmonar e cardíaco. Neste caso, a doença tem maior risco de complicações e podem levar a risco de vida. Merece destaque a relação com o hábito de fumar (tabagismo) e o aumento da gravidade dessa doença. Além disso, devido a faixa etária dos pacientes acometidos pela doença é comum a associação com outras doenças sistêmicas graves, como o diabetes, problemas de coração, dislipidemias e doenças vasculares, isso aumenta a gravidade desta doença. Por isso, o tratamento precoce e global do paciente é importante deste o início dos sintomas da doença.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são os principais sintomas de quem tem artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Os sintomas dependem da forma da manifestação da doença, mas o mais comum é a artrite, a inflamação articular, com aumento do volume, calor e dor local e com limitação da mobilidade das articulações envolvidas, tanto as grandes articulações como ombro, quadris e joelhos como as pequenas articulações das mãos e dos pés podem ser acometidas. A rigidez articular matinal é um sintoma frequente da doença. Os sintomas gerais das doenças inflamatórias crônicas podem acontecer também na artrite reumatoide, como a fadiga, o mal-estar e o estado subfebril.

Viva Mais Viva Melhor – Como a artrite reumatoide é diagnosticada?
Dra. Ana Teresa – Não existe um exame isolado que determine este diagnóstico. A suspeita desta doença é feita pela presença de sintomas sugestivos e a partir de alterações do exame clínico do paciente. Mediante a ocorrência de queixas articulares sugestivas superiores a 6 semanas de duração o médico estabelece a necessidade de complementação diagnóstica por exames laboratoriais e/ou de imagem. Dentre os exames de sangue úteis para esta complementação diagnóstica estão a dosagem do fator reumatoide e do anticorpo Anti-CCP. O exame de raios-X das articulações afetadas é uma importante ferramenta para avaliação no início da doença e para monitorização da progressão das lesões articulares. Os exames radiológicos de ressonância magnética e ultrassom sinovial também são muito úteis no acompanhamento clínico dos pacientes com doença grave e na artrite inicial.

Viva Mais Viva Melhor – Qual é o tratamento para a artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Existem várias opções farmacológicas para o tratamento e controle das manifestações desta doença, sobretudo nos últimos 10 anos com o aumento do arsenal terapêutico e do conhecimento na área da imunologia. Muitas vezes o reumatologista opta por medicamentos específicos para artrite reumatoide chamadas drogas de base. Especialmente nos últimos anos surgiu o tratamento imunobiológico para o controle da doença e para evitar as suas complicações. Neste sentido diretrizes para o diagnóstico precoce e consensos médicos para o tratamento mais eficaz foram traçados pelas Sociedades Médicas para que o curso da doença possa ser modificado o mais precocemente possível.

Viva Mais Viva Melhor – O que é a terapia imunobiológica usada no tratamento da artrite reumatoide?
Dra. Ana Teresa – Estes novos agentes terapêuticos obtidos por engenharia genética reproduzem os efeitos de substâncias já existentes em nosso organismo fabricados pelo sistema imune atuando diretamente no processo inflamatório. Neste processo ocorre uma sucessão de eventos que atuam em cadeia nos quais são envolvidas várias moléculas, entre elas as citocinas. As citocinas possuem receptores nos quais se ligam substâncias, no caso o agente imunobiológico, que as neutralizam, assim combatendo a inflamação.