Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 13/04/2017

Você sofre com dor na coluna? Pode ser Estenose Lombar!

Confira alguns mitos e verdades a respeito do assunto

Participação do Dr. Tiago Argolo, médico especialista em coluna 

Você sofre com dor na coluna? Pode ser Estenose Lombar!

Doença que provoca uma diminuição do espaço do canal espinhal, local onde passam os nervos da coluna, a estenose lombar é uma das razões mais frequentes das dores de coluna. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população terá alguma crise de dor nas costas, pelo menos, duas vezes na vida e um dos principais motivos é a estenose lombar, que pode ser congênita ou adquirida e está associada a uma infinidade de sintomas, como uma dificuldade em caminhar devido a fortes dores nas pernas e costas. 

Preparamos uma lista com algumas informações sobre a estenose lombar que talvez você não saiba:

Qualquer pessoa pode desenvolver estenose da lombar. Essa é uma condição bem frequente, chegando a atingir até 6% da população. “Tipicamente, ocorre em pessoas com mais de 50 anos de idade, mas qualquer pessoa pode desenvolver”, revela Dr. Tiago Argolo, médico ortopedista e especialista em coluna.

Artrose é a causa mais comum de estenose lombar. A degeneração ou artrose da coluna provocam instabilidade. Na tentativa de estabilizar a coluna, o organismo provoca uma hipertrofia, que é o crescimento exagerado de algumas estruturas para dentro do canal vertebral, comprimindo os nervos e levando à estenose. O principal fator para o desenvolvimento da artrose da coluna é genético.

A estenose é mais comum em pessoas de pele negra devido à carga genética. Além disso, as mulheres, pela maior frouxidão ligamentar.

Fumar aumenta o risco de desenvolver a estenose lombar. A carga genética é o principal fator de risco, mas o fumo vem em segundo lugar. O ortopedista, Tiago Argolo, acrescenta que “este é um fator que pode ser modificado, basta o paciente parar de fumar”.

Caso apresente dificuldades para andar, devido às dores provocadas pela estenose lombar, a primeira coisa que o paciente deve fazer é sentar. Dr. Tiago Argolo explica que “isso diminui a compressão dos nervos e traz alívio da dor. Na posição sentado, o espaço para os nervos aumenta e isso traz um alívio da dor, sim”.

 

Compartilhe essa notícia: