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Alimentação PUBLICADO EM 20/05/2016

Você sabe o que é e quais alimentos contêm proteína?

Sua principal tarefa é construir e manter o tecido

Você sabe o que é e quais alimentos contêm proteína?

A proteína é um dos três nutrientes encontrados em alimentos que o corpo requer em grandes quantidades. Juntamente com os hidratos de carbono e gordura, a proteína é essencial para o corpo humano. As proteínas são feitas de pequenos compostos chamados aminoácidos. Existem centenas de aminoácidos na natureza, mas o corpo humano utiliza apenas 22 deles. O corpo humano pode produzir tudo, mas nove dos aminoácidos de que necessita, chamados de aminoácidos essenciais, devem ser consumidos através dos alimentos.

Todos os alimentos contêm combinações diferentes de aminoácidos, fazendo uma dieta equilibrada essencial. Em geral, as proteínas de origem animal – carne, leite e ovos – contêm todos os aminoácidos essenciais. Proteínas de origem vegetal – feijão, grãos, nozes e soja – são ricas em alguns aminoácidos, mas pode faltar em outras. Esta falta sublinha a necessidade de uma dieta bem equilibrada com variedade.

O que a proteína faz?
A proteína é um bloco de construção importante do corpo humano. Sua principal tarefa é construir e manter o tecido. Os períodos de crescimento, tais como a primeira infância, infância e gravidez, requerem mais proteína para que o crescimento ocorra. As necessidades de proteína também aumenta para as seguintes pessoas:
– Pessoas com lesões;
– Pessoas que se submeteram à cirurgia;
– Pessoas ativas que distendem o músculo durante os exercícios.

A quantidade total de proteína que é consumida em um dia não é tão importante como a ingestão de proteína distribuída ao longo do dia. Muitas pessoas consomem uma pequena quantidade de proteína no café da manhã, uma quantidade moderada na hora do almoço, e uma grande quantidade no jantar. No entanto, o organismo só pode absorver e utilizar uma certa quantidade de proteína de uma só vez. O corpo usa o que pode e, em seguida, o que sobra transformam em resíduos. Então, é melhor que as pessoas distribuam 60 gramas de proteína ao longo de três ou quatro refeições de 15-20 gramas cada, em vez de ter 60 gramas de proteína em uma refeição só.

Quantidade de proteína em fontes de alimentos comuns
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as seguintes quantidades de proteína pode ser encontrada em fontes comuns de alimento:

ComidaQuantidadeGramas de Proteína
Galinha85 g20
Carne moída85 g21
Leite1 copo9
Ovo1 unidade6
Feijão preto3/4 xícara11,43
Manteiga de amendoim2 colheres de sopa8
Tofu1/2 bloco18

 

Riscos e precauções para o consumo de proteínas
A maioria dos estudos apoiam um consumo de até 2 gramas por quilograma de peso corporal, sem quaisquer efeitos negativos ou adversos (incluindo danos nos rins). O consumo de mais de 2,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal pode aumentar o risco de:
– Desidratação;
– Fadiga;
– Consumo de muitas calorias;
– Níveis elevados de cálcio na urina.

ATENÇÃO!!
Comer mais do que 400 gramas de proteína por dia pode exceder a capacidade do fígado. Isto pode levar a náuseas, diarreia e outros efeitos secundários adversos.

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