Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 02/06/2017

Você sabe o que é a bursite trocantérica?

Participação do Dr. Alan Chagas, médico ortopedista

Você sabe o que é a bursite trocantérica?

Muita gente acha que a bursite é uma doença que só atinge os ombros, mas essa pode ser uma das causas mais comuns de dor no quadril. A doença, denominada de bursite trocantérica, é uma inflamação que pode causar muita dor na região lateral do quadril e até impossibilitar as pessoas de realizar atividades do dia-a-dia. Essa inflamação é multifatorial. No caso da bursite lateral do quadril, o mais comum são os microtraumas de repetição do dia-a-dia. Pode-se, também, ter uma causa infecciosa, como uma infecção pela tuberculose, por exemplo.

O principal sintoma da bursite do quadril é a dor na lateral do quadril e na coxa, podendo causar dificuldade para caminhar. A pressão direta sobre a bursa aumenta a dor e é difícil  deitar sobre o lado afetado. Por isso, a bursite trocantérica pode prejudicar o sono, evitar a realização de atividades físicas e reduzir significativamente a qualidade de vida do paciente.  

“A bursite trocantérica pode evoluir para um quadro de limitação funcional do paciente, com uma marcha claudicante, uma dificuldade para cruzar as pernas e uma dificuldade até para as atividades do dia-a-dia”, acrescenta Dr. Alan Chagas, médico ortopedista e traumatologista, especialista em quadril.

O diagnóstico da bursite do quadril é eminentemente clínico. A história clínica e o exame físico, bem detalhado (o médico palpa na região lateral do quadril e o paciente vai referir dor nesta apalpação), é fundamental. Para complementar, pode-se optar por exames de raios-X, em que é possível ver algumas irregularidades da região trocantérica, na superfície óssea ou ter algumas calcificações. Pode utilizar, também, o exame de ultrassonografia da região lateral do quadril para ver o espessamento da bursa. E o padrão ouro, o exame mais detalhado, é a ressonância nuclear magnética.

Muitas vezes, a bursite pode ser confundida com a tendinite. De acordo com o Dr. Alan Chagas, “é bem comum essa associação da bursite com a tendinite. A bursite é a inflamação na região lateral, em que existe uma bursa, que é para proteger, principalmente, a inserção dos tendões e promover o deslizamento dele. A tendinite é a inflamação na inserção desse tendão. Muitas vezes, é muito difícil fazer um diagnóstico diferencial entre bursite e tendinite, pois vêm as duas juntas”.

É importante ressaltar, que o principal objetivo para se evitar a bursite do quadril é que o paciente faça uma atividade física regular, evite dormir de lado, evite tempos prolongados com sapatos altos e com as pernas cruzadas.

Compartilhe essa notícia: