Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 15/10/2015

Vinho tinto pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2

Consumo moderado de álcool tem sido associado a diminuição das taxas de mortalidade cardiovascular

Vinho tinto pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2

O consumo moderado de álcool tem sido associado a diminuição das taxas de mortalidade cardiovascular. Um copo de vinho tinto por dia, por exemplo, tem sido considerado benéfico como parte de uma dieta saudável em pacientes com diabetes tipo 2, de acordo com o resultado de um estudo publicado no jornal ‘Annals of Internal Medicine’. Pessoas com diabetes têm um risco mais elevado de desenvolver doenças cardiovasculares, bem como níveis mais baixos do colesterol bom (HDL). Altos níveis de HDL podem reduzir o risco de doença cardíaca e derrame.

Há evidências de que o diabetes tipo 2 é menos prevalente entre os bebedores moderados, no entanto, a relação risco-benefício é controversa para esses pacientes, devido à falta de estudos randomizados de longo prazo. Por isso, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, fizeram um estudo com 224 homens e mulheres, com idades entre 40 e 75 anos, com diabetes tipo 2.

Entre junho de 2010 e maio de 2012, os participantes foram divididos aleatoriamente e consumiram, no jantar, 150 ml de água mineral, vinho branco ou vinho tinto. Todos os grupos seguiram uma dieta mediterrânea, sem restrição calórica. 

Os pesquisadores queriam descobrir quais seriam os efeitos cardiometabólicos quando os pacientes com diabetes tipo 2 bebessem quantidades moderadas de vinho branco ou tinto. Após 2 anos, chegaram a uma conclusão de que os pacientes que beberam vinho apresentaram diminuição nos riscos cardiometabólicos em comparação com aqueles que beberam água mineral. Os bebedores de vinho tinto tiveram, ainda, mudanças mais significativas nas variáveis ​​lipídicas com relação ao vinho branco.

A equipe descobriu que as diferenças genéticas afetam o controle glicêmico, ou seja, a informação genética pode ajudar a identificar quais os pacientes com diabetes tipo 2 se beneficiariam com o consumo moderado de vinho.

*Em tempo, os autores advertem que os benefícios de beber vinho devem ser pesados ​​contra os riscos potenciais, quando traduzido para a prática clínica.

Compartilhe essa notícia: