Notícias Viva Mais

Radiologia Intervencionista PUBLICADO EM 11/11/2020

Vantagens da embolização de miomas uterinos

Com participação do Dr. André Goyanna, especialista em Radiologia Intervencionista

Vantagens da embolização de miomas uterinos

O mioma é um nódulo benigno que acomete aproximadamente 70% das mulheres, pode ser sintomático ou assintomático. A embolização uterina é uma técnica minimamente invasiva para tratamento de miomas, é realizada sem cortes, são feitos pequenos furos, ou seja, não tem cicatrizes como uma cirurgia aberta, o que permite uma recuperação mais rápida.

De acordo com o especialista Dr. André Goyanna, “a embolização de miomas é um tratamento feito sem cortes, no qual o médico radiologista intervencionista faz a oclusão da passagem de sangue para o mioma através da injeção, na corrente sanguínea, de pequenas bolinhas, como se fossem umas esferas dentro da circulação do mioma. É um procedimento que apresenta altos índices de sucesso clínico, não leva pontos, a recuperação é bastante rápida e possibilita preservar o útero e tratar diversos miomas ao mesmo tempo.”

“A embolização de mioma pode ser usada no tratamento das pacientes que tenham sintomas, independentemente da idade. Se a paciente tem 50 anos, 60 anos e e está sintomática, ela pode ser submetida sim à embolização. Assim como a paciente jovem, que tem como a única alternativa a embolização para conseguir tratar de maneira eficaz e segura aquele mioma, é feito o procedimento, que é um procedimento médico consagrado no mundo inteiro”, finaliza o Dr. André Goyanna.

 

Compartilhe essa notícia: