Notícias Viva Mais
Hepatologia PUBLICADO EM 03/08/2020Uso excessivo de medicamento pode provocar hepatite
Com participação do Dr. André Lyra, especialista em Hepatologia e Gastroenterologia
A hepatite medicamentosa decorre de uma inflamação causada pelo uso de medicamentos, chás e fitoterápicos, essas substancias podem provocar hepatite fluminante, hepatite aguda e hepatite cronica que é menos comum. Na maioria das vezes o quadro é assintomático, ou seja, o paciente não percebe os sintomas, a hepatite medicamentosa é detectada através de exames de acompanhamento, nos casos mais graves podem ocorrer sintomas, como Icterícia (olhos amarelados), prurido, febre e racho cutâneo.
De acordo com o Dr. André Lyra, qualquer pessoa pode desenvolver uma hepatite medicamentosa, o desenvolvimento desse tipo de hepatite pode estar relacionado com a quantidade de medicamentos utilizados pelo o indivíduo e com a sua toxicidade. Neste caso, o medicamento leva diretamente a células do fígado e pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo exposto a medicação. Em outras situações, a hepatite é provocada por uma hipersensibilidade do sujeito a certo medicamento, como se fosse uma reação alérgica do fígado manifestada na forma de hepatite.
O uso de chás e suplementos podem provocar hepatite medicamentosa, quando utilizados em grande quantidade. O uso de anabolizantes é um comportamento bastante arriscado, o uso não é recomendado, nem indicado por médicos, portanto, o próprio individuo se expõe ao risco de hepatite medicamentosa que pode acarretar em transplante de fígado ou até mesmo a morte do individuo.
“A automedicação é quando a pessoa utiliza remédios por conta própria, sem orientação médica. Se isso for realizado da forma incorreta, poderá proporcionar efeitos colaterais indesejáveis e desnecessários que, por vezes, podem ser graves. E um desses efeitos é a hepatite medicamentosa. Portanto, evitem a automedicação”, acrescenta o Dr. André Lyra.