Notícias Viva Mais
Hepatologia PUBLICADO EM 11/11/2020Sinais e sintomas de problemas no fígado
Com participação do Dr. André Lyra, especialista em Hepatologia e Gastroenterologia
O fígado é um órgão conhecido como a maior glândula do corpo humano, possui funções fundamentais para o funcionamento correto do organismo, como: produção da bile, armazenamento da glicose, produz proteínas, tem função de desintoxicar o organismo, entre outros. As doenças do fígado em geral são assintomáticas, ou seja, o paciente geralmente não sente sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce, desse modo, é importante fazer exames regularmente, além disso, é importante ficar atento aos sinais e sintomas caso ocorram:
- Icterícia (olho amarelo)
- Edema (inchaço dos membros inferiores e até de outras partes do corpo)
- Acúmulo de líquido dentro do abdômen
- Surgimento de manchas específicas na pele
- Sonolência e confusão mental
De acordo com o especialista Dr. André Lyra “As doenças hepáticas crônicas, em geral, têm um curso inicialmente silencioso e os indivíduos são assintomáticos nos primeiros anos, ou até mesmo décadas, de acometimento. Neste período, a principal maneira de detecção é através da avaliação laboratorial das enzimas hepáticas, que se apresentam habitualmente com algum grau de alteração.”
“Dentre as doenças crônicas do fígado as mais comuns são: hepatite C, doença alcoólica do fígado, doença hepática gordurosa não alcoólica, aquela que envolve a presença de esteatose hepática, e a hepatite B. Existem diversas outras doenças do fígado menos frequentes, como a hepatite autoimune e a doença de Wilson, dentre outras”, finaliza o Dr. André Lyra.