Notícias Viva Mais
Alimentação PUBLICADO EM 03/11/2015Será que o seu café contém micotoxinas?
Estudo afirma que foram encontradas substâncias tóxicas em amostras de cafés
Um estudo feito pela Universidade de Valência, na Espanha, e publicado na revista FoodControl, revela que existem metabólicos tóxicos, produzidos por fungos, em amostras comerciais de café, que causam riscos para a saúde das pessoas. Emilia Ferrer – líder da pesquisa – e sua equipe explicam que as micotoxinas são compostos produzidos por fungos filamentosos, tais como Aspergillus ou Fusarium, e que não são benéficos à saúde, podem ser cancerígenos e afetar os sistemas hormonais e imunológicos.
Micotoxicoses é o efeito tóxico das micotoxinas na saúde animal e humana. A exposição a estes compostos é, tipicamente, por ingestão, mas também pode ocorrer através da pele ou por inalação.
Os pesquisadores realizaram sua análise através de 100 amostras de cafés vendidos em supermercados na Espanha para confirmar a presença de micotoxinas. Foi usada uma metodologia chamada Cromatografia Liquida Acoplada ao Espectrômetro de Massas (LC-MS/MS), que envolve o acoplamento de uma técnica de separação molecular com uma outra para identificar com precisão as moléculas de acordo com seus pesos.
Eles descobriram a presença de fumonisinas, aflatoxinas, tricotecenos e micotoxinas emergentes. Eles também descobriram que cinco das amostras continham ocratoxina A em quantidades que excedam os níveis máximos tolerados atuais.
Comentando sobre as suas conclusões, o Dr. Ferrer diz:
”A falta de legislação sobre o café em relação ao resto das micotoxinas que foram detectadas, os seus efeitos tóxicos e os valores de concentração obtidos estão tornando-se necessário que demos especial atenção a estes contaminantes que estão presentes em um produto que é muito consumido”