Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 06/11/2015

Saiba quais são os benefícios à saúde em comer certos alimentos

Veja lista com opções que começam com as letras A e B 

 

Saiba quais são os benefícios à saúde em comer certos alimentos

Embora o campo da medicina continue a avançar, nutricionistas e especialistas em saúde continuam a louvar os benefícios de certos alimentos. Na verdade, comer saudavelmente tem demonstrado reduzir o risco de obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer.

Abaixo está uma lista dos produtos alimentares, juntamente com informações sobre os seus potenciais benefícios da saúde. 

Abacaxi

Fonte de vitaminas e minerais importantes, tais como a tiamina, a riboflavina, a vitamina B-6, ácido fólico, ácido pantoténico, magnésio, manganês e potássio e antioxidantes e polifenóis, tais como beta-caroteno. É a única fonte conhecida de uma enzima chamada bromelina, que tem sido utilizado em estudos para determinar a sua eficácia no alívio da dor nas articulações, artrite, reduzir a inflamação, inibir o crescimento do tumor e reduzir o tempo de recuperação após uma cirurgia plástica.

Abóbora
Cheia de vitaminas e minerais, mas baixa em calorias. Há muitas maneiras criativas de a abóbora ser incorporada em sua dieta, incluindo sobremesas, sopas, saladas, conservas e até mesmo como um substituto para a manteiga.

Os benefícios de saúde potenciais de abóbora, incluem o apoio a saúde do coração, a saúde dos olhos, promovendo a fertilidade e dar um impulso a imunidade.

Aipo
Fonte muito rica de antioxidantes e vitamina K. Os benefícios de saúde potenciais de aipo incluem: redução da pressão arterial, prevenção do câncer, dor nas articulações e calmante.

Alecrim
Fonte rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Estudos descobriram que o alecrim pode potencialmente ajudar a tratar a indigestão, melhorar a memória e a concentração, fornecer proteção neurológica e contra a degeneração macular.

Alho
O alho é amplamente utilizado para várias condições ligadas ao sistema arterial e freqüência cardíaca. Estudos descobriram que o alho pode ser potencialmente um poderoso antibiótico, ajudar a proteger o coração durante a cirurgia cardíaca e depois de um ataque cardíaco, diminuir o risco de desenvolver câncer de pulmão e reduzir o colesterol e os níveis de pressão arterial.

Amêndoas
As amêndoas são uma rica fonte de vitamina E, cobre, magnésio, proteína de boa qualidade, e ácidos gordos insaturados saudáveis. Estudos têm revelado que as amêndoas podem potencialmente ajudar a prevenir doenças cardíacas cardiovasculares, reduzir o risco de câncer e ajudam a prolongar a vida.

Aspargos
Aspargos são ricos em fibras dietéticas e contém níveis elevados de vitamina B6, cálcio, zinco e magnésio. Os benefícios de saúde potenciais dos aspargos incluem: redução do risco de diabetes, prevenção de pedras nos rins e risco de defeitos do tubo neural em bebês.

Aveia
Contém níveis elevados de um tipo de fibra conhecida como beta-glucano, conhecido por ajudar a níveis mais baixos de colesterol ruim. Os benefícios de saúde potenciais de aveia incluem: redução do risco de doença arterial coronariana, diminuindo o risco de câncer colorretal, e redução da pressão arterial.

Azeite
As pessoas que consomem regularmente azeite estão em um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão (pressão arterial alta), acidente vascular cerebral, e hiperlipidemia (níveis altos de colesterol e triglicérides). Além disso, o consumo de azeite pode ajudar a tratar a inflamação, a disfunção endotelial (problemas com os forros interior dos vasos sanguíneos), trombose e de hidratos de carbono do metabolismo.

Banana
São naturalmente livres de gordura, colesterol e sódio e muito ricas em potássio. Os benefícios potenciais para a saúde incluem: redução da pressão arterial e do risco de desenvolver leucemia, e apoiar a saúde do coração.

Batata
Os benefícios para a saúde do consumo de batatas incluem manutenção da estrutura óssea, apoiando a saúde do coração, reduzindo a inflamação crônica e prevenção da constipação.

Batata doce
Tem mais de 400% de suas necessidades diárias de vitamina A, bem como grande quantidade de fibras e potássio. Os benefícios potenciais para a saúde de batata-doce incluem um papel protetor contra o câncer de próstata, promovendo a fertilidade, aumentar a imunidade e apoiar a visão.

Berinjela
Os benefícios de saúde potenciais da berinjela incluem a saúde do coração, manter o peso e os níveis de colesterol no sangue e exibir efeitos anti-câncer.

Beterraba
É uma rica fonte de folato e de manganês e também contém tiamina, riboflavina, vitamina B-6, ácido pantoténico, colina, betaína, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e selénio. Novos estudos comprovam que a beterraba pode melhorar o desempenho atlético, baixar a pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo.

Brócolis
Contém elevados níveis de fibra (ambos solúveis e insolúveis) e é uma rica fonte de vitamina-C. Além disso, o brócolis é rico em vitamina A, ferro, vitamina K, vitaminas do complexo B, zinco, fósforo e fito-nutrientes.

Estudos descobriram que o brócolis pode, potencialmente, ajudar a prevenir a osteoartrite, proteger a pele contra os efeitos UV, reverter diabetes e reduzir o risco de câncer de bexiga.

Leia mais:
– Opções saudáveis de C e L
– Alimentação benéfica de M a Z

Compartilhe essa notícia: