Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 05/06/2017

Fique Atento: Tendinite do quadril pode acontecer em qualquer pessoa

Manter uma vida saudável e atividade física seriam fundamentais para a prevenção

Participação do Dr. Alexandre Meireles, médico ortopedista e especialista em quadril

Fique Atento: Tendinite do quadril pode acontecer em qualquer pessoa

Quem nunca ouviu falar em tendinite? Ela pode acontecer em qualquer pessoa, desde as que trabalham sentadas, em frente ao computador, até esportistas. Mas, o que muitos não sabem, é que ela pode afetar a articulação do quadril, principalmente em atletas que praticam atividades físicas que envolvam o uso excessivo das pernas, como corrida, ciclismo ou futebol. Porém, também pode ocorrer em idosos, devido ao desgaste progressivo da região. 

Para entender a tendinite, é preciso entender a estrutura do tendão, que é o que liga a musculatura ao osso. A tendinite nada mais é do que a inflamação do tendão. Ela se desenvolve através do excesso de uso, ou agudamente, em tendões saudáveis, ou progressivamente, em tendões degenerados. “O tendão sempre está ligando a musculatura ao osso e isso ocorre, geralmente, nas extremidades, perto das articulações. Essas partes do corpo seriam as articulações dos membros superiores e inferiores, punho, cotovelo, ombro, quadril, joelho e tornozelo, basicamente”, explica o Dr. Alexandre Meireles, médico Ortopedista e Traumatologista, especialista em Quadril.

A tendinite é insidiosa nos tendões degenerados e ocorre com dor e limitação funcional da articulação, progressivamente, ou uma dor súbita, associada também a uma limitação funcional em situações de estresse agudo em relação a atividades físicas. Porém, as dores provocadas pela tendinite não são as mesmas em qualquer parte do corpo. Na região do quadril, por exemplo, ocorre numa situação de dor na região da cintura com irradiação para o membro inferior, causando uma limitação progressiva da marcha. “O paciente geralmente tem uma dificuldade em caminhar, tem uma dor lateral na região da perna que começa no quadril. A depender da região do corpo ela tem a sua sintomatologia específica”, esclarece Dr. Alexandre Meireles.

Nos sinais e sintomas sinalizados, tem que se procurar o atendimento médico do ortopedista especialista de quadril, avaliação clínica da história e o exame físico bem feito por este especialista, a ressonância magnética e a radiografia simples do quadril e da bacia são realmente o padrão ouro para definir um diagnóstico bem feito em relação a tendinite do quadril.

“A tendinite do quadril, quando detectada precocemente, possui um tratamento mais efetivo a curto prazo. A longo prazo, consegue-se definir a melhora dos sintomas com o tratamento adequado, acrescenta Dr. Alexandre.

É importante destacar, que “a prevenção da tendinite do quadril, de forma geral, se dá através de ter os hábitos saudáveis, atividade física, alimentação, atitudes de sempre estar assíduo ao calendário médico. No caso das mulheres, o ginecológico, a parte da clínica médica e cardiologia. O reforço da musculatura do quadril é uma situação que sempre vai ser preventiva e evitar essa situação clínica de dor e limitação funcional do quadril. Uma vida saudável e atividade física seriam os basais para uma situação de prevenção”, finaliza Dr. Alexandre

Compartilhe essa notícia: