Notícias Viva Mais

Qualidade de Vida PUBLICADO EM 26/10/2015

Saiba quais os perigos de fumar um simples cigarro

Tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo

Saiba quais os perigos de fumar um simples cigarro

Um artigo publicado no site Medical News Today, em 30 de Maio de 2013, apresentou dados que demonstram que, em média, os fumantes morrem dez anos mais cedo do que não-fumantes. O tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo. Estudos recentes descobriram que os fumantes podem prejudicar a saúde dos não-fumantes em alguns ambientes. 

O consumo do tabaco é responsável por diversas doenças, como o câncer, doenças respiratórias (crônicas) a longo prazo e doenças cardíacas, bem como a morte prematura. Mais de 480 mil pessoas nos EUA e 100 mil no Reino Unido morrem por causa do tabagismo a cada ano. De acordo com o Cancer Research UK, uma pessoa morre a cada 15 minutos na Grã-Bretanha a partir de câncer de pulmão. Já o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) afirma que U$ 92 bi são perdidos a cada ano por perda da produtividade, relacionadas a mortes devido ao tabagismo.

O câncer de pulmão é uma das causas mais comuns de mortes por câncer no mundo. De acordo com a American Lung Association, 90% dos pacientes com câncer de pulmão do sexo masculino desenvolverem a doença por causa do fumo. Além disso, homens fumantes são 23 vezes mais propensos a desenvolver câncer de pulmão do que aqueles que nunca fumaram. Mulheres fumantes são 13 vezes mais propensas a desenvolver câncer de pulmão do que aquelas que nunca fumaram. Fumar também aumenta o risco de recorrência do câncer.

Além do câncer do pulmão, os fumantes também têm um risco significativamente mais elevado de desenvolver:

–  Câncer de bexiga;

–  Câncer no rim;

– Cânceres de faringe e laringe (câncer de garganta); 

– Câncer de boca;

– Câncer de esôfago;

– Câncer do pâncreas;

– Câncer de estômago;

– Alguns tipos de leucemia;

– Câncer do nariz e de mama;

– Câncer cervical;

– Câncer do intestino

– Câncer de ovário.

 

Por que fumar eleva o risco de câncer?

Os cientistas dizem que existem mais de 4 mil compostos na fumaça do cigarro. Um número considerável deles são tóxicos – são ruins para nós e danificam nossas células. Alguns deles causam câncer – eles são cancerígenos.

 

O cigarro é constituído principalmente por:

– Nicotina – não é cancerígeno, no entanto, é altamente viciante. Fumantes acham que é muito difícil parar de fumar, porque eles estão viciados na nicotina. A nicotina é uma droga de rápida ação. Ela atinge o cérebro dentro de 15 segundos depois de ser inalada. Se o cigarro e outros produtos do tabaco não tivesse nicotina, o número de pessoas que fumam todos os dias cairia drasticamente. Sem nicotina, a indústria do tabaco entraria em colapso. 

A nicotina é utilizada como um insecticida altamente controlado. A exposição a quantidades suficientes pode causar vômitos, convulsões, depressão do SNC (sistema nervoso central), e atraso de crescimento, além de prejudicar o desenvolvimento do  feto.

– Monóxido de Carbono – um gás venenoso. Ele não tem cheiro ou gosto. O corpo tem dificuldade para diferenciar monóxido de carbono do oxigênio e absorve-o para a corrente sanguínea. Escapamentos de carros emitem monóxido de carbono. Inalar quantidade excessivas de monóxido de carbono pode levar a morte.

– Alcatrão – consiste em vários produtos químicos cancerígenos. Quando um fumante inala o cigarro, 70% do teor de alcatrão permanece nos pulmões. 

Faça o teste do lenço e comprove: Encha a boca de fumo, não inale e sopre a fumaça através do lenço. Haverá uma mancha castanho pegajoso sobre o lenço. Faça isso novamente, mas desta vez inale a fumaça e depois solte no lenço. Haverá apenas uma mancha marrom muito fraca.

 

Tabagismo e coração / doença cardiovascular

Fumar provoca um acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias, conhecido como aterosclerose, o principal contribuinte para as mortes relacionadas com o tabagismo. Fumar também contribui na doença cardíaca coronária. Quando combinado com outros fatores de risco, como a hipertensão, obesidade, inatividade física, ou diabetes o risco de morte é muito alto.

Compartilhe essa notícia: