Notícias Viva Mais

Pediatria PUBLICADO EM 09/03/2016

Ronco persistente em crianças pode prejudicar a sua saúde

Problema pode ser facilmente resolvido com cirurgia

 

Ronco persistente em crianças pode prejudicar a sua saúde

Muitas crianças ressonam ocasionalmente, em sua maioria sem experimentar qualquer dano. Porém, uma novo estudo, liderado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e publicado no The Journal of Laringologia e Otologia, sugere que crianças que roncam com frequência podem ter a saúde e a qualidade de vida prejudicadas.

Quando o ronco se torna persistente, especialmente se a criança sofre de apneia do sono (distúrbio comum em que a respiração para ou fica muito raso durante o sono), a qualidade do sono é afetada, o que pode levar à sonolência diurna, falta de concentração, dificuldades de aprendizagem, atraso no crescimento e enurese (mais conhecida como “fazer xixi na cama”).

Dr. Gunnhildur Gudnadottir, pesquisador da Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, afirma que “as crianças com ronco persistente, muitas vezes têm uma reduzida qualidade de vida. Em particular, isto aplica-se a crianças que têm apneia do sono”.

Para o estudo, os pesquisadores selecionaram aleatoriamente 1.320 crianças de 0-11 anos a partir de uma base de dados nacional de crianças que vivem na Suécia,

os pais das crianças foram convidados a preencherem questionários sobre distúrbios respiratórios do sono da criança ao longo do último mês. Das 754 respostas recebidas, os investigadores perceberam que cerca de 5% das crianças roncavam persistentemente em várias noites por semana, mas apenas em cerca de um terço destes casos, os pais procuraram ajuda médica para o problema.

Dr. Gudnadottir, que também é um cirurgião de consultoria no Hospital Universitário Sahlgrenska, diz que “o estudo mostra que a consciência é baixa em relação aos efeitos negativos de distúrbios respiratórios durante o sono na saúde das crianças e que a maioria dos pais não estão cientes de que isso é algo que deve ser investigado”.

Os pesquisadores observam que a razão mais comum para o ronco persistente em crianças são as amígdalas ou adenóides aumentadas, sugerindo que o problema pode ser facilmente curado ou aliviado com a cirurgia. Em qualquer caso, os pais com crianças que persistentemente roncam deve levá-las ao médico para uma avaliação médica.

Compartilhe essa notícia: