Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 18/09/2017

Quadril, articulação fundamental na maioria dos gestos esportivos

Treinos inadequados e calçados inapropriados podem causar lesões na região

Participação do Dr. Lauro Magalhães, médico especialista em ortopedia e traumatologia

Quadril, articulação fundamental na maioria dos gestos esportivos

A articulação do quadril, representada pela região proximal do fêmur e os ossos da bacia, é alvo freqüente de lesões no âmbito esportivo. Responsável por suportar o peso e equilibrar o corpo, é parte fundamental do movimento da marcha de um indivíduo, portanto, está presente na maioria dos gestos esportivos. Essas lesões, geralmente, estão relacionadas com treinamentos inadequados, uso de calçados não apropriados ao tipo de esporte e acidentes. 

As lesões no quadril acontecem na prática esportiva porque, primeiramente, é uma articulação de carga, ou seja, suporta o nosso peso corporal. Sabe-se que, no apoio em apenas uma perna, o quadril suporta até três vezes o peso corporal, na corrida, ele pode suportar até cinco vezes o peso corporal e, além disso, o formato da articulação permite amplos arcos de movimento, que possibilita impacto entre o fêmur e a cartilagem ou o labrum acetabular. Outro fator importante que pode propiciar essas lesões é que muitos praticantes de atividade física não mantém a musculatura do quadril com fortalecimento e alongamento adequados, sobrecarregando a articulação com os esportes e/ou com o próprio sobrepeso.

As lesões mais comuns no esporte, como um todo, são as contusões e distensões musculares. Em relação ao quadril são: impacto femoroacetabular, pubalgia, síndrome dolorosa trocantérica (bursite trocantérica) e a tendinopatia dos glúteos, além de ressaltos do quadril, dor glútea profunda (síndrome do piriforme), síndrome da banda iliotibial proximal, “hip pointer”, fraturas por estresse, entre outras. (Dr. Lauro Magalhães, médico especialista em ortopedia e traumatologia)

É importante ressaltar, que as dores no Quadril podem dificultar as atividades diárias de um atleta. Caso as patologias relacionadas ao quadril tenham um diagnóstico e o tratamento postergados ou negligenciados, os sintomas se tornam mais intensos, até em atividades habituais, como entrar e sair de carro, sentar em locais baixos, calçar sapato, cruzar perna ou, também, ter dor até em repouso. “Na maioria dos casos, o atleta submetido a um tratamento precoce, seja ele não cirúrgico ou cirúrgico, terá condições, sim, de retornar ao esporte de origem, sem limitações”, afirma Dr. Lauro Magalhães.

Em tempo, manter peso o corporal adequado, a alimentação balanceada, hidratação antes, durante e após a atividade, usar roupas e calçados adequados para cada esporte, respeitar o repouso, manter um alongamento e um fortalecimento muscular adequados, são algumas das ações que podem prevenir o atleta das patologias no quadril. Evitar sobrecarga nos treinamentos é essencial para evitar lesões no esporte como um todo. É de extrema importância, também, fazer uma avaliação pré-atividade, assim como manter reavaliações periódicas com um profissional especialista em quadril da sua preferência.

Compartilhe essa notícia: