Notícias Viva Mais
Oftalmologia PUBLICADO EM 23/07/2018Pressão Arterial X Glaucoma: Há relação?
Pressão intraocular normal varia entre 8 a 21 mmHG
Participação do Dr. Moacyr Freitas, médico especialista em oftalmologia

Doença silenciosa e muito perigosa, pois pode causar cegueira se não tratada a tempo, o glaucoma é uma doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, são registrados 2 milhões e 400 mil novos casos de glaucoma no mundo. Apesar de não ter cura, pode ser controlado com colírios, laser e até intervenção cirúrgica.
Por ser uma doença causada pela elevação da pressão intraocular, muitas pessoas já relacionam com a hipertensão, porém, são duas pressões distintas. “A pressão arterial é existente nos vasos sanguíneos e a pressão intraocular dentro do olho. Estudos mais novos mostram que a hipertensão arterial elevada e descontrolada, a longo prazo, pode aumentar o risco de glaucoma, mas ainda não tem nada comprovado”, explica o Dr. Moacyr Freitas, médico especialista em oftalmologia.
É importante destacar, que a pressão intraocular normal varia entre 8 a 21 mmHG (milímetros de mercurio). Quando essa se torna maior do que 21 mmHG, começa a haver risco de lesão do nervo óptico, podendo ser ser diferente entre os olhos. O paciente com diagnóstico de glaucoma necessita de pressões mais baixas, portanto, o objetivo do tratamento é reduzir a pressão ocular e evitar o aparecimento de novas lesões do nervo óptico.
“O acompanhamento do glaucoma deve ser o mais individualizado possível, depende muito do paciente, da agressividade da doença e, também, da fidelidade do paciente ao tratamento. A recomendação ideal é que seja feita a cada 3 meses”. (Dr. Moacyr Freitas)
Nos casos mais graves, a indicação é o tratamento cirúrgico para o glaucoma, que tem cobertura pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS disponibiliza, de forma gratuita os medicamentos. Porém, para quem precisa de múltiplas drogas para o controle da pressão, os custos desses medicamentos são elevados.
Fique atento! “Pacientes depois dos 40 anos devem consultar o médico e fazer o exame com regularidade, mesmo que enxerguem bem. O glaucoma não provoca sintomas no início e pode progredir lenta ou rapidamente. No entanto, a visão, se for perdida, não será mais recuperada”, finaliza Dr. Moacyr Freitas.