Notícias Viva Mais

Qualidade de Vida PUBLICADO EM 13/01/2016

Meditação: Como poderia beneficiar a sua saúde?

Um método popular de relaxamento e redução do estresse

 

Meditação: Como poderia beneficiar a sua saúde?

Para muitas pessoas, a palavra “meditação” sugere imagens de um indivíduo com as pernas cruzadas, olhos fechados, cantarolando para si mesmo. Mas há muito mais para a prática do que aparenta. Acredita-se que a meditação originou na Índia, com os primeiros registros documentados da prática decorrente dos ensinamentos de Vedantism – uma antiga filosofia hindu. Em geral, a meditação envolve o treinamento da mente para induzir um estado de consciência que promove uma sensação de serenidade e de aumento da concentração.

Embora a meditação seja praticada tradicionalmente para induzir uma compreensão religiosa e espiritual mais profunda, ela evoluiu para tornar-se um método popular de relaxamento e redução do estresse. De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH) – parte do National Institutes of Health (NIH) – a meditação é praticada por cerca de 18 milhões pessoas somente nos Estados Unidos.

Tipos de meditação
Existem inúmeras formas de meditação, embora a maioria se enquadre em quatro grupos: de concentração, consciência aberta, consciência plena e meditação guiada.

– Meditação de concentração envolve focar a mente em um único objeto, tal como uma imagem, som ou respiração; Meditação Transcendental é uma das formas mais comuns, na qual o praticante senta confortavelmente com os olhos fechados durante 20 minutos duas vezes por dia.

– Meditação consciência aberta, também referida como a meditação não-diretiva, visa induzir um senso de consciência sem focar em um objeto específico. Em vez disso, o praticante abrange todos os sentimentos e sensações que surgem. Zazen – uma prática sessão Zen – é uma forma comum de meditação consciência aberta.

– Consciência plena é a forma mais comum de meditação no mundo ocidental; ela combina concentração e consciência aberta. O praticante se concentra em um objeto, tais como sons, sensações corporais, sentimentos, pensamentos ou respiração. 

– Meditação guiada envolve o uso de imagens, sons e / ou orientação em pessoa, a fim de induzir um estado de espírito sereno. Qualquer forma de meditação pode se enquadrar nesta categoria.

Os potenciais benefícios da meditação
1. Envelhecimento cerebral reduzido e melhor memória
Uma vez que o foco chave da meditação seja induzir um estado tranquilo da mente, talvez não seja surpresa os pesquisadores descobrirem os benefícios da prática para os rendimentos cerebrais. Um estudo com 100 indivíduos com idades entre 24-77 – dos quais 50 eram meditadores – descobriu que aqueles que se envolveram em meditação reduziram a perda de massa cinzenta em certas regiões cerebrais, em comparação com os não-praticantes de meditação.

2. Redução da dor
A dor crônica – definida como dor com duração mínima de 12 semanas – é uma das principais causas de incapacidade. Os tipos mais comuns de dor incluem dor nas costas, severa dor de cabeça ou enxaqueca e dor de garganta. A meditação enquanto medicamentos, tais como os opióides são comumente usados ​​para tratar a dor, poderia ser um analgésico eficaz.

3. Melhor sono
Com o estilo de vida agitado de hoje, não é de se admirar que muitos de nós tenhamos problemas para dormir. Mas a meditação poderia ajudar? Alguns pesquisadores pensam assim. Um estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, descobriu que a meditação melhorar a qualidade do sono dos adultos mais velhos. 

4. Melhor saúde do coração
A pressão arterial elevada é um importante fator de risco para ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença cardíaca. Embora as mudanças de estilo de vida tais como uma dieta saudável e exercício físico são fundamentais para a redução da pressão arterial, um estudo recente sugere que a meditação pode também ser eficaz. Dr. Robert Schneider, diretor do Instituto de Medicina Natural e Prevenção da Universidade Maharishi de Administração em Fairfield, conclui que “a Meditação Transcendental pode reduzir os riscos de doenças cardíacas, tanto para pessoas saudáveis ​​e aqueles com problemas cardíacos diagnosticados”.

5. Parar de fumar
Como o tabagismo é a principal causa de doenças evitáveis ​​e de morte nos EUA, há mais foco do que nunca na identificação de formas de ajudar as pessoas a pararem de fumar. De acordo com um estudo publicado em julho do ano passado, a meditação pode ajudar a se desfazer do fumo, mesmo para os fumantes que não têm força de vontade. Pesquisadores revelaram que estudantes de graduação que fumavam demonstraram uma redução de 60% ​​no tabagismo duas semanas depois de participar de 5 horas de sessões de meditação de 30 minutos.

Compartilhe essa notícia: