Notícias Viva Mais

Alimentação PUBLICADO EM 14/03/2016

Iogurte ajuda a reduzir a pressão arterial das mulheres

Especialmente quando faz parte de uma dieta saudável

Iogurte ajuda a reduzir a pressão arterial das mulheres

A pressão arterial elevada – definida como maior do que 14 por 9 (140/90 mm/Hg) – é potencialmente perigosa porque prejudica o coração, endurece as artérias e aumenta o risco de problemas de hemorragias cerebrais e renais, de acordo com dados da Associação Americana do Coração. Por isso, um estudo recentemente apresentado na American Heart Association (AHA) Epidemiologia / Lifestyle 2016 Scientific Sessions, em Phoenix, AZ, concluiu que o iogurte pode ter um efeito benéfico sobre a pressão arterial das mulheres, especialmente quando fazem parte de uma dieta saudável.

Durante os estudos, os pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiram cinco ou mais porções de iogurte por semana, tiveram um risco menor de desenvolver pressão arterial elevada do que as mulheres que quase nunca comiam iogurte. Estudos anteriores já demonstraram que os produtos lácteos podem reduzir o risco de pressão arterial elevada em adultos, dizem os pesquisadores, mas poucos estudos de longo prazo observaram o efeito independente do iogurte.

Para o estudo – que foi financiado pelo Conselho Nacional Dairy – Justin Buendia, doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, MA, e seus colegas usaram dados de mulheres com idade entre 25-55, e também dos profissionais de saúde estudo de acompanhamento (HPFS), onde os participantes eram em sua maioria homens. Após o ajuste para outros fatores que podem influenciar a pressão arterial elevada, tais como idade, raça, história familiar de hipertensão arterial, atividade física e dieta, os pesquisadores examinaram a ligação entre iogurte e o desenvolvimento de pressão arterial elevada entre os três grupos.

Eles descobriram que, em comparação com as mulheres que comiam menos de uma porção por mês, as que comeram cinco ou mais porções de iogurte por semana tiveram um risco 20% menor de desenvolver pressão arterial elevada. Havia uma ligação muito mais fraca entre o consumo de iogurte regular e pressão arterial elevada em homens, mas isso pode ser porque os homens nos grupos que examinaram consumiram quantidades muito mais baixas de iogurte do que as mulheres, dizem os pesquisadores. Não significa necessariamente que o iogurte tem efeito benéfico sobre a pressão arterial dos homens.

A equipe também analisou as ligações entre outros alimentos lácteos e pressão arterial elevada. Eles encontraram uma relação positiva entre porções diárias de leite e queijo e menor risco de pressão arterial elevada, mas de acordo com Buendia, isso não era tão forte como o efeito de iogurte.

Buendía conclui:
“De modo algum a comida seria uma fórmula mágica, mas acrescentar iogurte a uma dieta de maneira saudável parece ajudar a reduzir o risco a longo prazo da pressão arterial elevada em mulheres”.

Compartilhe essa notícia: