Notícias Viva Mais

Oftalmologia PUBLICADO EM 04/04/2016

Ingestão de vitamina C pode ajudar a reduzir chance de catarata

Estudo sugere que genética seja menos importante do que estilo de vida

Ingestão de vitamina C pode ajudar a reduzir chance de catarata

A catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo, apesar do fato de que a cirurgia de remoção da catarata é agora seja um procedimento de rotina. Um estudo, publicado no site Ophthalmology, sugere que a dieta e o estilo de vida, ao invés da genética, podem ter um impacto mais significativo no desenvolvimento de catarata. A vitamina C pode reduzir o risco da doença em um terço.

A catarata é uma opacidade do cristalino, lente natural do olho, fazendo com a visão se torne opaca e reduza a visão. A doença se desenvolve com a idade. Por isso, pesquisadores da King’s College London, no Reino Unido, têm investigado o papel dos nutrientes na prevenção do desenvolvimento de cataratas, bem como o impacto relativo de fatores ambientais – como a dieta – em comparação com a influência genética.

Para a pesquisa, os investigadores coletaram dados de mil pares de gêmeos do sexo feminino. Os participantes completaram um questionário que acompanhou a sua ingestão de vitaminas A, B, C, D e E, de cobre , manganês e zinco e outros nutrientes. Ao final dos estudos, eles descobriram que fatores genéticos foram responsáveis ​​por 35% da diferença na progressão da catarata, enquanto que fatores ambientais, tais como a dieta, foram responsáveis ​​por 65%, sugerindo que o impacto genético no desenvolvimento de catarata possa ser menos importante do que se acreditava anteriormente.

A força da vitamina C na inibição da progressão da catarata pode residir nas suas propriedades antioxidantes. O fluido dentro do olho é normalmente elevado em vitamina C, o que ajuda a evitar a oxidação, que mascaram a lente. Os pesquisadores especulam que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode aumentar os níveis de vitamina C no fluido ao redor da lente, oferecendo proteção extra.

O autor do estudo Dr. Christopher Hammond, professor de oftalmologia da King’s College London, conclui que “a descoberta mais importante foi que a ingestão de vitamina C a partir de alimentos parecia proteger contra a progressão da catarata. Embora não possamos evitar totalmente o desenvolvimento de catarata, uma dieta rica em vitamina C pode ser capaz de atrasar seu início significativamente”.

Compartilhe essa notícia: