Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 10/12/2018

Hérnia de disco pode se instalar em quase todas as partes da coluna vertebral

Problemas localizados na região da lombar são os mais comuns, e, em geral, as mulheres e os idosos são os mais afetados

Participação do Dr. Carlos Henrique Araújo Silva, médico especialista em cirurgia de coluna

Hérnia de disco pode se instalar em quase todas as partes da coluna vertebral

Aproximadamente 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas na coluna, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas. As estatísticas mostram que cada pessoa sofrerá com pelo menos um episódio da dor lombar na vida. Os problemas localizados na região da lombar são os mais comuns, e, em geral, as mulheres e os idosos são os mais afetados. A hérnia discal lombar, uma das causas de lombalgia, é o diagnóstico mais comum dentre as alterações degenerativas da coluna lombar (acomete 2 a 3% da população). Atividades rotineiras, como levantar peso ou trocar um móvel de lugar, bem como a postura inadequada durante o trabalho, podem contribuir para o surgimento da dor. A principal causa é a genética, porém, o envelhecimento, o sedentarismo e o tabagismo também são fatores preocupantes. 

A hérnia de disco pode se instalar em quase todas as partes da coluna vertebral, que é dividida em 4 regiões: a cervical, que corresponde a área do pescoço; a dorsal, que corresponde a área do tórax; a lombar, na área do abdome; e a sacrococcígea, na área da bacia. Exceto na região sacrococcígea, onde não há disco, todas as outras regiões possuem discos e estes podem herniar, porém a região mais comum da coluna que dá a hérnia discal é a região lombar.

Por isso, fique atento! Se a dor lombar irradiar para as pernas é mais provável que o diagnóstico seja de hérnia de disco. A irradiação para as pernas indica compressão radicular e pode ser provocada pela hérnia de disco, principalmente se vier associada a outros sintomas neurológicos. Mas esse não é o único diagnóstico a ser considerado.

Muitas hérnias de disco vão se resolver sozinhas com o tempo. O corpo promove um processo inflamatório em torno da hérnia e pode reabsorver todo o material extruso do disco, melhorando os sintomas. No entanto, o disco continuará rompido e os sintomas podem retornar e se cronificar. Essa doença, quando tratada, evolui com melhora completa dos sintomas. Porém, assim como outras doenças crônicas, é necessário uma mudança no estilo de vida para evitar o retorno dos sintomas e o retorno da lesão.

Gelo e aplicação de calor podem ser extremamente úteis no alívio dos sintomas das dores de uma hérnia de disco. O médico ortopedista, Carlos Henrique Araújo Silva, especialista em cirurgia de coluna, afirma que “medidas fisioterápicas como a termoterapia (aplicação de calor nas dores crônicas) e a crioterapia (aplicação de gelo nas dores agudas) ajudam a melhorar os sintomas provocados pela hérnia de disco”.

Compartilhe essa notícia: