Notícias Viva Mais

Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 08/06/2017

Hérnia de disco: conheça os tratamentos que ajudam a aliviar dores

Com participação do Dr. Carlos Henrique, médico ortopedista

Hérnia de disco: conheça os tratamentos que ajudam a aliviar dores

Você sabia que um dos problemas que mais levam as pessoas ao médico é a formação de hérnias de disco na coluna? Apesar da principal causa da doença ser a genética, o sobrepeso e o sedentarismo são situações preocupantes. Além disso, atividades rotineiras, como levantar peso ou trocar um móvel de lugar, bem como a postura inadequada durante o trabalho, podem contribuir para o surgimento da dor. Por isso, se você se encaixa em uma dessas situações, precisa buscar o tratamento adequado, pois, se não tratadas corretamente, essas dores podem evoluir para doenças mais graves.

As hérnias discais lombares aparecem quando o disco intervertebral se rompe e estimula estruturas neurológicas, promovendo a dor. Elas surgem em decorrência, principalmente, de uma predisposição genética, associada a alterações do meio ambiente, ou seja, o uso que a pessoa faz da sua coluna no decorrer da vida. “A hérnia discal é uma doença que interfere na mecânica da coluna, deixando mais predisposta a lesões provocadas por sobrecarga. Assim, atitudes como usar salto alto ou ficar longo período sentado ou agachado promove o aumento da carga na coluna que pode piorar a doença discal”, explica o Dr. Carlos Henrique, médico ortopedista e especialista em cirurgia da coluna.

O conceito base do tratamento da hérnia de disco lombar é o fortalecimento da musculatura abdominal e da musculatura lombar, a musculatura das costas. Com isso consegue-se reduzir a pressão sobre o disco e melhorar a mecânica da coluna. Porém, a atividade física para o tratamento da hérnia discal só deve ser realizada na fase de reabilitação, quando não há mais dor. “Deve ser realizada atividades que promovam o fortalecimento da musculatura e melhore o alinhamento da coluna, sem, no entanto, promover uma sobrecarga. Atividades como pilates, RPG, hidroginástica ou mesmo a musculação, sob supervisão, são excelentes para alcançar este objetivo”, acrescenta Dr. Carlos Henrique.

O tratamento da hérnia de disco é composto por duas fases:

“A primeira fase visa o controle da dor com o uso de medicamentos e fisioterapia. A fisioterapia tem grande importância no tratamento da hérnia. Ela atua tanto na parte inicial do tratamento, com a melhora do quadro de dor, bem como na segunda fase, a de reabilitação, promovendo o fortalecimento da musculatura do abdome e das costas. Neste período deve ser evitada a atividade física, porém, o repouso completo é contraindicado por mais de 2 dias, para evitar uma atrofia muscular”, esclarece Dr. Carlos Henrique.

É importante ressaltar que o tratamento da hérnia de disco deve ser realizado por toda a vida. A fase inicial, mais dependente de acompanhamento médico, é a fase de controle da dor. A segunda fase, que é a fase de reabilitação, deve durar por toda a vida, com o fortalecimento da musculatura a fim de evitar o retorno do quadro de dor. O tratamento cirúrgico só está indicado quando há falha do tratamento conservador.

Compartilhe essa notícia: