Notícias Viva Mais

Reumatologia PUBLICADO EM 19/11/2015

Doença de Raynaud: Causas, sintomas e tratamentos

Patologia afeta, geralmente, os dedos dos pés ou das mãos

Doença de Raynaud: Causas, sintomas e tratamentos

A doença de Raynaud é uma condição que afeta os vasos sanguíneos, causando dor nas extremidades em temperaturas baixas. Afetam geralmente os dedos das mãos e dos pés.

O que é a doença de Raynaud?
A base da doença de Raynaud é uma hiperativação do sistema nervoso simpático (parte do sistema nervoso autônomo que mantém o corpo em equilíbrio) causando vasoconstrição extrema. Em outras palavras, os vasos sanguíneos das mãos ou pés reagem de forma exagerada ao estímulo do frio e momentaneamente entra em colapso. Foi nomeada por Maurice Raynaud (1843-1881), médico francês que descreveu tal enfermidade pela primeira vez em 1862.

Os sintomas da doença de Raynaud
– Sensibilidade das pontas dos dedos
– Muitas vezes a área afetada ficará branca e, em seguida, azul
– Sensação de formigamento
– Possível inchaço
– Também pode afetar o nariz, lábios e orelhas 
– Raramente, os mamilos também podem ser afetados, particularmente em mães lactantes

* Um ataque geralmente leva cerca de 15 minutos.

Causas da doença de Raynaud
As causas ainda não estão totalmente definidas, os mecanismos exatos por trás da doença ainda não são claras. Além da diminuição da temperatura, para algumas pessoas, o estresse pode desencadear um ataque sem que seja neceesária uma queda associada de temperatura.

Existem dois tipos de doença de Raynaud: primário e secundário. O primário é mais comum e ocorre sem uma condição médica de nível secundário estar presente. O secundário é causado por outro problema médico subjacente. Esta condição é menos comum e tende a ser mais grave. Causas de Raynaud secundário incluem:

– Doenças do artérias
– Doenças do tecido conjuntivo
– Trabalhos repetitivos, como digitar ou tocar guitarra ou piano
– Movimentos vibratórios, como operadores de britadeira
– Certos medicamentos
– Exposição a determinadas substâncias, tais como cloreto de vinilo
– Lesionados após, por exemplo, queimaduras ou um pulso quebrado

* Raynaud também é conhecido por afetar mais mulheres do que os homens, normalmente com um início entre as idades de 15 e 25 para a forma primária e 35 a 40 para a forma secundária.

Os tratamentos para a doença de Raynaud
Para as pessoas com formas leves da doença de Raynaud, simplesmente usar luvas antes de sair de casa pode ser suficiente para tratar a maioria dos sintomas. Se ocorrer um ataque, lavar as mãos (ou pés) em água morna – não quente – pode aliviar os sintomas e evitar que se agrave. Se o estresse é um fator, aprender a mudar a forma como um paciente lida com o estresse também pode ser benéfico.

No entanto, para doença em estágio mais avançado, a medicação pode ser eficaz em alguns casos:

– Bloqueadores alfa
– Bloqueadores dos canais de cálcio
– Pomada de nitroglicerina
– Vasodilatadores

Cirurgia do nervo (simpatectomia)
Em casos extremos, há uma opção de procedimentos mais invasivos. É possível para um cirurgião fazer pequenas incisões e retirar os nervos longe dos vasos sanguíneos.

Injeções químicas
Injetar determinados produtos químicos que bloqueiam fibras nervosas simpáticas de realizar a vasoconstrição pode ser eficaz. Porém, mesmo quando este tratamento é bem sucedido, o paciente muitas vezes precisa voltar a repetir as injeções.

Compartilhe essa notícia: