Notícias Viva Mais

Curiosidades PUBLICADO EM 30/08/2017

Diarreia após beber: O que causa isso?

Diarreia após beber: O que causa isso?

Beber é comum em muitos países, mas, mesmo o consumo moderado, vem com um conjunto de efeitos colaterais. Muitas pessoas experimentam diarreia depois de consumir bebida alcoólica. A diarreia pode ser desconfortável e pode ser acompanhada por outros sintomas. Além disso, alguns tipos de álcool podem ser mais propensos a causar diarreia do que outros.

Felizmente, existem alguns passos simples para ajudar a reduzir a probabilidade de diarreia após o consumo de álcool.

Por que o álcool causa diarreia?
O álcool é facilmente absorvido em vários tecidos do corpo. Assim que o álcool entrar no corpo, ele começa a entrar na corrente sanguínea. Parte dessa absorção ocorre no estômago. Se houver comida no estômago no momento, a taxa de absorção irá diminuir. É por isso que as pessoas sentem os efeitos do álcool mais rapidamente com o estômago vazio. Uma vez que sai do estômago, o álcool começa a ser absorvido pelo intestino delgado. Grande parte do álcool é absorvida, mas o restante entra no intestino grosso e sai com fezes e urina. 

O álcool pode causar mudanças graves nas funções normais do sistema digestivo em cada passo do caminho. Essas mudanças incluem:
– Inflamação: o trato gastrointestinal torna-se inflamado quando entra em contato com o álcool. O álcool também pode levar a mais produção de ácido no estômago, o que pode aumentar a irritação e a inflamação . Essa irritação geralmente pode levar à diarreia;
– Absorção de água: a água geralmente é absorvida pelos alimentos e líquidos que atingem os intestinos. O intestino grosso puxa líquidos para fora das fezes antes de passar do corpo. Quando o álcool está presente, o intestino grosso também não funciona. Isso pode resultar em fezes líquidas e desidratação;
– Digestão mais rápida: o álcool agita os intestinos e faz com que eles reajam acelerando a digestão. Os músculos do côncavo se contraem mais freqüentemente, empurrando fezes para fora mais rápido do que o normal. Esta aceleração pode levar à diarreia, pois os intestinos não têm tempo para digerir adequadamente os alimentos que passam;
– Desequilíbrio bacteriano: há uma variedade de bactérias nos intestinos que trabalham para manter o corpo equilibrado ao atacar patógenos prejudiciais. O álcool pode matar temporariamente algumas espécies de bactérias ou permitir que outros cresçam rapidamente, o que pode causar o mau funcionamento dos intestinos.

Fatores de risco adicionais
Existem certos fatores de risco para se ter diarreia após o consumo de álcool. As opções de estilo de vida podem afetar a diarreia no dia seguinte ao consumo, e outras condições podem piorar os sintomas.

Escolhas de estilo de vida
Os hábitos pessoais desempenham um papel importante nos efeitos colaterais causados ​​pelo consumo de álcool.

Pessoas que bebem quase todos os dias pode ter maior probabilidade de sofrer diarreia crônica com álcool. As pessoas que bebem compulsivamente ou consomem muitas bebidas alcoólicas seguidas podem também estar mais inclinadas a sofrer com a diarreia.

Comer alimentos pesados ​​enquanto bebe também pode aumentar o risco de diarreia. O corpo tem problemas para digerir alimentos quando o álcool está funcionando através dos tecidos intestinais, e o álcool pode reduzir as enzimas digestivas necessárias para quebrar alimentos pesados.

Diarreia de cerveja
A cerveja é uma bebida alcoólica que muitas vezes é associada à diarreia. Geralmente é um dos maiores culpados de diarreia. A cerveja tem mais carboidratos em comparação com outras formas de álcool. O corpo pode ter problemas para quebrar esses carboidratos extras enquanto bebe álcool.

O vinho também pode causar diarreia com mais freqüência em certas pessoas. Se uma pessoa experimenta diarreia quando bebe vinho, ela pode ter uma alergia aos taninos. Os taninos são compostos encontrados na pele de uvas, e uma reação a eles pode causar sintomas de dores de cabeça, náuseas e diarreia.

O excesso de açúcar de bebidas misturadas também pode piorar a diarreia para algumas pessoas. O excesso de açúcar faz com que o corpo empurre o conteúdo dos intestinos mais rápido.

Prevenção
Prevenir a diarreia causada pelo álcool começa com a atenção aos hábitos de beber. Desacelerar a ingestão de bebidas alcoólicas pode ajudar a aliviar o estresse no trato digestivo. Substituir bebidas que causam sintomas gastrointestinais com um tipo diferente de álcool pode ajudar a longo prazo. Comer antes de beber pode retardar a taxa de absorção do álcool no corpo e reduzir o risco de diarreia. Evitar beber bebidas alcoólicas que são misturadas com cafeína, assim como a cafeína pode aumentar o movimento no intestino e a velocidade da digestão.

Quando consultar um médico
A diarreia persistente pode ser um sinal de uma condição separada que pode exigir a visita de um médico. Além disso, diarreia excessiva pode levar à desidratação.

Um médico deve ser notificado se ocorrerem os seguintes sintomas:
Diarreia persistente com duração superior a 2 dias; Boca seca e sede contínua; Pouca ou nenhuma urina, mesmo com ingestão extra de líquidos; Urina pouco frequente que é muitas vezes de cor muito escura; Fraqueza e fadiga; Tonturas; Febre; Cólicas intensas e dor; Fezes sangrentas; Fezes negras que não são causadas por uma medicação antidiarréica.

*A desidratação pode ser fatal, então qualquer pessoa que experimente os sintomas acima deve entrar em contato com um médico.

*Na maioria dos casos de diarreia causada pelo consumo de álcool, os sintomas desaparecerão quando a pessoa retornar a uma dieta normal e parar de beber álcool.

Compartilhe essa notícia: