Notícias Viva Mais

Infectologia PUBLICADO EM 30/06/2016

Diabetes do tipo 1 pode ser desencadeado por bactérias

Doença representa cerca de 5% de todos os casos de diabetes

Diabetes do tipo 1 pode ser desencadeado por bactérias

O diabetes tipo 1 representa cerca de 5% de todos os casos de diabetes. Anteriormente conhecido como “diabetes juvenil”, a condição é mais comumente diagnosticada em crianças e adultos jovens. O diabetes tipo 1 surge quando o corpo é incapaz de produzir insulina, o hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue.

Por isso, um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, e publicado no The Journal of Clinical Investigation, afirma que o desenvolvimento do diabetes tipo 1 pode ser movido por algumas formas de bactérias. O coautor do estudo, Dr. David Cole, e seus colegas revelam como as bactérias ativam as “células assassinas T” – glóbulos brancos que atacam as células saudáveis, em vez de protegê-los – para destruirem células produtoras de insulina, causando diabetes tipo 1.

Os pesquisadores sugerem que possam ter descoberto uma possível causa do diabetes tipo 1: bactérias podem estimular células assassinas T a atacarem as células beta. “Esta descoberta lança nova luz sobre como essas células assassinas T são transformadas em bandidas, levando ao desenvolvimento de diabetes tipo 1”, observa Dr. Cole.

Os pesquisadores dizem esperar que seus resultados abram o caminho para novas estratégias para diagnosticar, prevenir e tratar o diabetes tipo 1:
“Nós ainda temos muito a aprender sobre a causa definitiva do diabetes tipo 1 e sabemos que há outros fatores genéticos e ambientais em jogo. Esta pesquisa é significativa, uma vez que aponta, pela primeira vez, um fator externo que pode desencadear as células T que têm a capacidade de destruir células beta.

 

Compartilhe essa notícia: