Notícias Viva Mais
Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 27/08/2019Dia do Profissional de Educação Física será celebrado no dia 1º de setembro
Buscar a orientação deste profissional facilita a prevenção de lesões
Participação do ortopedista especialista em joelho, Dr. Gustavo Azi
As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade. A prática da atividade física requer a orientação de um profissional de educação física por diversas razões. A comemoração do dia do profissional de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
Para praticar esportes, segundo o ortopedista Dr. Gustavo Azi, “é fundamental que o paciente procure em primeiro lugar um cardiologista e, depois, um ortopedista, para checar suas condições de praticar determinada atividade física. Depois de feito isso, é interessante que ele seja orientado por um educador físico, não necessariamente um personal trainer, mas pelo menos, que esse profissional trace um plano de atividade”, afirmou.
Ainda de acordo com o Dr. Gustavo Azi, “os profissionais de educação física são responsáveis por orientar o aluno quanto à execução dos exercícios, facilitando a prevenção de lesões. Eles orientam as pessoas a fazerem alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço, evitando assim que ultrapassem seus limites”, concluiu.