Notícias Viva Mais

Ginecologia e Obstetrícia PUBLICADO EM 01/03/2016

Consumo de álcool na gravidez coloca futuras gerações em risco

Apenas quatro copos pode afetar descendentes

Consumo de álcool na gravidez coloca futuras gerações em risco

Pesquisadores da Universidade de Binghamton e Connecticut do Sul, em Nova York, investigaram os efeitos do consumo de álcool durante a gestação. O estudo, publicado na Alcoholism: Clinical and Experimental Research, afirma que mesmo uma pequena dose de álcool durante a gravidez pode aumentar o risco de alcoolismo nas próximas três gerações. A exposição ao álcool no útero ou durante o início da vida coloca os seres humanos em maior risco de abuso de álcool na adolescência e idade adulta.

Os cientistas descobriram uma taxa significativamente maior de transtorno de uso de álcool entre os adolescentes nascidos de mães que consumiram três ou mais bebidas durante a gravidez, em comparação com aqueles cujas mães não beberam.

Apenas quatro copos pode afetar descendentes
Para examinar o efeito, eles deram a ratas grávidas o equivalente a um copo de vinho por dia durante 4 dias consecutivos. Em seguida, testaram jovens descendentes de ambos os sexos para a água ou o consumo de álcool ao longo de duas gerações seguintes, para descobrir se os ratos cujas mães ou avós tinham consumido álcool durante a gravidez estavam mais propensos.

Os resultados mostraram que os ratos cujas mães ou avós consumiram o equivalente a um copo de vinho quatro vezes durante a gravidez, eram mais propensos a ter uma preferência por álcool, e sua sensibilidade ao álcool foi alterada em comparação com aqueles que não tinham sido expostos. Isto implica que, se uma mãe bebe mesmo uma pequena quantidade durante a gravidez, há uma maior chance de que seus filhos e netos se tornarem alcoólatras.

Nicole Cameron, professora assistente de psicologia na Universidade de Binghamton disse:
“O álcool é uma droga que pode afetar vários sistemas. Nós selecionamos este período de exposição, porque, em ratos, muitos desenvolvimentos importantes ocorrem na época, incluindo os axônios dopaminérgicos do mesencéfalo atingindo a placa cortical e o desenvolvimento de neurônios GABAérgicos na cortical camada IV. uma vez que o córtex desempenham um papel principal na mediação de efeitos induzidas por etanol, os dois eventos são particularmente importantes no estudo da sensibilidade e abuso de álcool.”

 

Compartilhe essa notícia: