Notícias Viva Mais

Gastroenterologia PUBLICADO EM 27/09/2016

Colonoscopia: Apesar de parecer desconfortável, é simples e indolor

Procedimento temido por muitos é feito com paciente relaxado e dormindo

Participação da médica Amanda Mascarenhas, especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva

Colonoscopia: Apesar de parecer desconfortável, é simples e indolor

Apesar de temida por muitos, a colonoscopia é um exame muito simples. Realizado para avaliação do reto, do intestino grosso e da porção final do intestino delgado, permite o diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais, além da identificação de divertículos, pólipos (lesões pré-malignas) e do câncer colorretal, um dos que mais matam no mundo. O exame é feito através da introdução de um tubo flexível, que contém uma micro câmera em sua ponta, inserido no ânus, para estudo do intestino grosso. Talvez por isso, aparenta ser desconfortável e constrangedor, mas é seguro e feito com o paciente sedado, portanto, indolor.

Saiba mais:
Quanto tempo dura o exame de colonoscopia?
Qualquer pessoa pode realizar a colonoscopia?

O exame dura cerca de 20 a 30 minutos e se inicia após o paciente estar dormindo com o efeito de anestesia e, somente após isso, é introduzido o aparelho colonoscópico pelo canal anal, ao longo do intestino, para identificação de doenças e lesões da mucosa intestinal. Ao final do exame, se interrompe a administração da sedação e o paciente acorda rapidamente, em cerca de 10 a 15 minutos.

Para realizar o exame, é necessário o preparo do cólon, a limpeza do intestino das fezes, para que se possa avaliar, adequadamente, a mucosa intestinal, permitindo uma boa visibilidade no diagnóstico de lesões, como pólipos e tumorações. A médica Amanda Mascarenhas, especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva acrescenta que “é realizada com uma dieta líquida na véspera do exame, além do uso de laxantes, tanto na véspera como no dia do exame, para que as dejeções estejam bem claras e líquidas antes da colonoscopia”.

Compartilhe essa notícia: