Notícias Viva Mais
Cirurgia de cabeça e pescoço PUBLICADO EM 03/03/2020Câncer de boca: como prevenir?
Não fumar e manter uma boa higiene oral são algumas formas de prevenção
Com participação do Dr. Gabriel Carletto, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço
O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua – principalmente as bordas, além da região embaixo da língua. “A maior forma de prevenção é manter-se afastado dos fatores de risco ou, seja, não fumar e não consumir bebidas alcóolicas em excesso”, conforme afirma o Dr. Gabriel Carletto, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço.
O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcoólicos, pode desenvolver a doença. Para prevenir a doença também “é importante manter uma boa higiene bucal e procurar atendimento médico sempre que houver uma lesão persistente na boca”, completou o Dr. Gabriel Carletto.
Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade na mastigação e ao engolir, imitações para falar e sensação de que há algo preso na garganta.
A visita periódica ao odontologista também favorece o diagnóstico precoce do câncer. Pessoas com maior risco para desenvolver o quadro (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.