Notícias Viva Mais

Outubro Rosa PUBLICADO EM 01/10/2015

Bahia apresenta maior incidência de câncer de mama no Nordeste

Com mais de 2000 novos casos em 2016, o estado lidera incidência na região

Participação da Dra. Renata Cangussú, médica especialista em oncologia clínica

Bahia apresenta maior incidência de câncer de mama no Nordeste

*Dados atualizados em outubro de 2017.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontaram para o surgimento de 2.760 casos em mulheres na Bahia, em 2016. Com isso, o estado lidera a incidência da doença na região Nordeste, seguido de Pernambuco com 2.550 casos.  

A médica (Núcleo Oncológico da Bahia), Dra. Renata Cangussú, alerta que alguns “fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário”. No entanto, nem todos os fatores podem ser prevenidos, por isso a importância do acompanhamento e rastreamento precoce.

A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorre após os 50 anos. Embora os tumores mamários se manifestem com menos frequência no sexo masculino, os sintomas não podem ser ignorados. A cada 100 mulheres com câncer de mama, pelo menos um homem também é diagnosticado com a doença.

A Bahia conta com o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama que oferece mamografias gratuitas para mulheres entre 50 e 69 anos. O programa é coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). A estratégia itinerante começou em outubro de 2011, e já percorreu diversos  municípios.

A dona de casa Célia de Jesus, 54, soteropolitana, foi atentida pelo programa em Salvador. “Agora estou mais tranquila porque são exames caros. Sem essa oportunidade, não poderia fazer a mamografia, que só fiz agora já com essa idade. Ainda bem que deu tudo normal”, revela.

Os exames são realizados em uma unidade móvel que dispõe de dois mamógrafos. Após a mamografia, se houver suspeita da doença, as mulheres são encaminhadas para exames complementares gratuitos. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, também sem custo para as pacientes, em unidades de alta complexidade em oncologia.

Além disso, diversas organizações públicas e privadas oferecem diagnóstico e tratamento gratuitos, inclusive para quem tem menos de 50 anos. No Outubro Rosa, aumenta consideravelmente a oferta de opções gratuitas para diagnóstico precoce. Fique atento à  agenda das instituições.  Para quem tem convênio de saúde, a maioria dos exames e consultas estão no rol de cobertura da Agência Nacional de Saúde Suplementar e vale a pena ceder algumas horas do dia para cuidar da saúde e se prevenir.

Compartilhe essa notícia: