Notícias Viva Mais

Outubro Rosa PUBLICADO EM 01/10/2015

Atendimentos gratuitos marcam as comemorações do Outubro Rosa

Mulheres a partir dos 40 anos poderão realizar exames de mamografia em diversas instituições de Salvador

Atendimentos gratuitos marcam as comemorações do Outubro Rosa

A mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto, para comemorar o Outubro Rosa, mês de mobilização mundial para prevenção do câncer de mama, instituições privadas da cidade de Salvador irão oferecer atendimentos gratuitos, a fim de conscientizar a população e beneficiar mulheres a partir de 40 anos.

Nos dias 3 e 9/10, por exemplo, o Núcleo da Mama, em Ondina, vai  realizar 50 exames de mamografia. O atendimento será através de agendamento prévio que deverá ser feito unicamente, nos dias 1º e 8/10, das 14 às 18h, pelo telefone (71)  3353-4422. Além disso, as pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia poderão agendar consulta com mastologista, que dará a orientação inicial e encaminhará para a realização de biópsia ou tratamento na rede pública.

Já a Delfin Saúde, em parceria com os governos Federal e Estadual e a GEAP Saúde, promove, durante todo o mês de outubro, sua 4ª edição da campanha. Estão previstas a realização de 20 mil mamografias em Salvador. Para ser atendida, a mulher precisa levar o cartão do SUS e cópias do RG e comprovante de residência. O serviço itinerante contará com dois caminhões móveis, que funcionarão na sede da UNEB, de 19 a 31/10, e no Hospital São Rafael, de 5 a 17/10, das 8 às 18h, com capacidade para 250 exames/dia. 

O Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) também fará sua parte. Além de disponibilizar especialistas para palestras sobre prevenção do câncer em empresas, vai distribuir panfletos com dicas de saúde para instituições que tenham interesse em aderir à campanha. “A informação é uma grande aliada na luta contra o câncer de mama. Manter um peso saudável, praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais na prevenção da doença”, esclarece a oncologista Luciana Landeiro, do NOB.

Compartilhe essa notícia: