Notícias Viva Mais
Ortopedia e Traumatologia PUBLICADO EM 10/04/2017Artrose do Joelho: Dor na região é o principal sintoma
Se não tratada, o paciente pode perder a capacidade de caminhar sozinho
Participação do Dr. Gustavo Azi, médico ortopedista e traumatologista
Doença que leva ao desgaste anormal e progressivo da cartilagem do joelho, causando dor e deformidade articular, a artrose do joelho se apresenta através de dor, de evolução arrastada, ao nível dos joelhos e que piora com os movimentos, associado ao aumento de volume e deformidade da articulação. Por isso, é fundamental que o paciente busque orientação, com um especialista, caso apresente sintomas como: fortes dores na região, joelho inchado (derrame articular), perda progressiva do movimento ou deformidade do membro inferior.
Saiba mais sobre o joelho:
Qual a função da cartilagem da patela e por que ela está sujeita a tanta pressão?
Joelho: O paciente com condromalácia patelar pode ficar sem andar?
Estes sintomas vão, com o tempo, impedir o doente de deambular sozinho e a utilização das bengalas pode-se tornar indispensável. A avaliação clínica detalhada com o ortopedista, complementada com exames simples de imagem, é suficiente para se chegar ao diagnóstico desta patologia. Uma observação importante é que os joelhos sofrem desgaste fisiológico natural, ou seja, sinais de desgaste em radiografias não indicam, por si só, a presença da doença.
Dentre as medidas de tratamento, existem aquelas conservadoras, ou seja, não cirúrgicas, e as cirurgias, que visam o restabelecimento da articulação. O tratamento conservador é feito através do uso de medicações anti-inflamatórias e analgésicas, fisioterapia, para alívio da dor, além da perda de peso corpóreo, fortalecimento das musculaturas dos membros inferiores e uso de infiltrações articulares. Dentre as opções cirúrgicas, a mais comum é a artroplastia total do joelho, que visa a substituição da articulação comprometida pelo processo degenerativo.
O médico especialista em ortopedia e traumatologia, Dr. Gustavo Azi, explica que “a artroplastia total do joelho, ou substituição da superfície articular por uma prótese, tem sua indicação baseada na falha do tratamento conservador, quando o paciente passa a ter dor mesmo em repouso ou pequenos esforços, e/ou necessita de uso regular de tratamento medicamentoso para controle do quadro álgico”.